8 ½ Festa do Cinema Italiano no Porto de 9 a 12 de abril
Depois de Lisboa, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano decorrerá na Invicta com nove filmes e uma sessão dedicada aos mais pequenos.
Na sessão de abertura, será exibido “Il giovane favoloso”, de Mario Martone, sobre o grande poeta Giacomo Leopardi. No dia seguinte, propõe-se uma viagem até ao mundo da ‘ndrangheta, uma das organizações mafiosas mais poderosas do mundo, em «Almas Negras», de Francesco Munzi, um filme noir de extraordinária força emotiva e coerência narrativa, que recebeu 13 minutos de aplausos no Festival de Veneza.
Dia 11, será exibida a comédia de grande sucesso de bilheteira em Itália “Noi e la Giulia”, de Edoardo Leo, sobre três amigos de 40 anos que decidem fugir da cidade e iniciar um projeto de turismo rural no sul de Itália, onde se deparam com Vito, um mafioso extravagante, que faz parte do clã que controla a região.
LEIA TAMBÉM: ALMAS NEGRAS VENCE A 8ª EDIÇÃO DO 8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO
Domingo, Topo Gigio dá início ao último dia da Festa do Cinema Italiano, com um laboratório infantil dedicado a crianças entre os três e os seis anos, com excertos de filmes e atividades didáticas. Mais tarde, será apresentada a antestreia “Il ragazzo invisible” (“O Rapaz Invisível”), de Gabriele Salvatores, sobre um adolescente que descobre um fato que tem superpoderes e o torna invisível. Ficção e comédia, num filme rico em emoções. Na sessão de encerramento, será exibida a comédia “La sedia della felicità”, de Carlo Mazzacurati, sobre a busca por uma cadeira onde poderá estar escondida uma verdadeira fortuna.
A Festa do Cinema Italiano segue depois para Évora, de 15 a 18 de Abril; Caldas da Rainha, de 25 a 27 de Abril; Loulé, de 1 a 3 de Maio; e Coimbra, de 5 a 7 de Maio, e além-fronteiras, viajando para Angola e Moçambique.
Para mais informações sobre o festival consultar o website oficial ou a sua página de Facebook.