Fora de Série: episódio 24 (The Good Wife T04E22)

The Good Wife T4E22 – “What’s in the box” – FOX Life HD

Até agora, em The Good Wife, só uma coisa se mantinha relativamente estável na vida tumultuosa de Alicia Florrick (Julianna Margulies): a presença na Lockhart/Gardner. Na encruzilhada entre a segurança de Peter (Chris Noth) e o risco com Will (Josh Charles), perante as relações complicadas com Kalinda (Archie Panjabi) e com a família, foi o escritório de advogados que permitiu a Alicia crescer profissionalmente e ultrapassar o escândalo inicial que envolvia Peter enquanto procurador. Mas a temporada 4 vem trazer uma pedrada no charco nessa certeza. Ao longo da temporada, foram notórios os avanços de Cary (Matt Czuchry) e dos associados do 4º ano em criar uma firma em nome próprio. E se, no início desta trama, foi a própria Alicia a motivar a “deserção” dos associados – incluindo dela própria –, a verdade é que com a promoção a sócia minoritária, a segurança da Lockhart/Gardner falou mais forte.

No entanto, o episódio final “What’s In The Box?” traz-nos a decisão definitiva de Alicia em romper amarras. Não está em causa, no entanto, o novo desafio profissional, mas a necessidade de separação de Will. Os últimos episódios da temporada trouxeram um reaproximar dos dois – e alguns flashbacks à mistura da breve relação amorosa entre ambos – e Alicia acaba por decidir sair da empresa, para resistir à tentação. O episódio termina com o início de uma conversa entre ela e Cary, em relação à nova firma.

TGW2

Do lado de Peter, a season finale traz-nos a sua vitória como Governador de Chicago, ao fim de uma campanha eleitoral que acompanhou a temporada. Contudo, se há coisa que The Good Wife nos ensinou é que nada é tão certo quanto parece: houve fraude eleitoral envolvendo uma das urnas, com 30 mil votos. Curiosamente, é Will que tem acesso à prova derradeira do envolvimento da campanha Florrick na fraude – uma gravação de uma câmara de vigilância entregue por Kalinda -, mas que decide não divulgar nem perante o Tribunal, nem mostrar a Alicia. Ficam as dúvidas sobre se a decisão de Will foi motivada por amor ou por interesse profissional – afinal, a Lockhart/Gardner representava em Tribunal a campanha Florrick.

“Kalinda, como sempre, é uma das personagens mais enigmáticas de toda a série. Será que ela irá com Cary – com quem ela desenvolveu uma relação forte ao longo das últimas três temporadas – e, consequentemente, com Alicia, ou ficará ela pelo conforto da Lockhart/Gardner, a treinar a sua ‘número 2’? Afinal, a relação de Alicia e Kalinda já não é o que era.”

Muitas outras questões em aberto ficam à espera de ser resolvidas na temporada 5, com estreia marcada nos Estados Unidos a 29 de Setembro. Será que Cary aceita formar uma sociedade com Alicia, depois das hesitações dela ao longo da temporada passada? Como é que Diane (Christine Baranski) e (especialmente) Will irão reagir a esta “traição” por parte de Alicia e dos associados do 4º ano? Irá Alicia descobrir o envolvimento de Peter na fraude? Nada será como antes em The Good Wife, isso é certo.

 

Powered by: APS Portugal / The Good Wife (Portugal)