Football Manager 2014 (PC) | Análise

 

 boxshot_uk_large  

  • Editora: Sega Europe
  • Produtora: Sports Interactive
  • Plataformas: PC

 

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]


 

Nota: Apenas apresentamos a nossa nota final, sem a adição de notas aos parâmetros que costumamos classificar, simplesmente porque nenhum destes parâmetros é essencial ao jogo da mesma forma que o é a outros, nem pode ser testado da mesma forma.

“Football Manager” é, todos os anos, um dos jogos mais aguardados pelos Portugueses. Um caso único de popularidade numa sociedade que respira futebol na sua maioria, é um jogo capaz de nos levar a jogar todo o ano até ao lançamento do seu sucessor no ano seguinte. Para os mais viciados, estamos perante um jogo capaz agarrar um jogador consecutivamente, demonstrando a sua duração anual e levando-nos a comprar o jogo seguinte, mesmo quando as novidades não são assim tantas.

“FM2014” é esse caso. Não tendo nenhuma grande novidade, consegue ser melhor que o seu antecessor, em todos os aspetos!

Graficamente está melhor, com visuais mais polidos, melhores sombras e criando um maior realismo. Em termos sonoros também existem melhorias, mesmo que pouco significativas, que ajudam a um melhor ambiente durante a partida de futebol. No entanto, este não é um jogo onde gráficos ou som façam a diferença. Aqui queremos uma experiência singular, onde somos atropelados por estatísticas, valores, pontuações e muitas entrevistas.

 

Sendo assim,  começamos por afirmar que todos os modos de jogo estão mais afinados, mais acessíveis e com uma interface mais simples, tornando a experiência mais rápida em alguns momentos, mas também mais interessante, pois agora teremos direito a informação mais importante sem termos de a procurar. O jogo percebe o que devemos saber e dá-nos a informação. Para isso, muito ajuda a nossa equipa técnica, muito mais ativa neste jogo, capaz de nos dar melhores conselhos, mostrando que não estamos perante algo estático onde as opções seriam sempre as mesmas para as mesmas situações. A juntar a isto está o facto de muitos destes conselhos poderem ser aceites ou rejeitados por nós com apenas um clique. Este constante melhorar da nossa equipa técnica a cada lançamento de um “FM” obriga-nos a ter um olhar mais atento sobre o nosso staff e suas qualidades, e neste caso, a rapidez com que podemos decidir perante um conselho torna todo o jogo mais rápido e intuitivo.

fm 2014 player

Outra melhoria está no modo de atuação dos empresários e dos fundos de investimento, que agora tentam “manipular” ainda mais as nossas escolhas e ofertas, mas que também, em muitas ocasiões, são uma preciosa ajuda se tentarmos comprar um jogador com a ajuda de um fundo de investimento, onde, por exemplo, cada entidade fica com metade do passe do jogador. A forma como os jogadores são apresentados no ecrã também nos facilita a vida, ao ser muito mais intuitivo perceber onde cada jogador pode encaixar na nossa equipa, algo ainda mais importante quando chegarem a épocas futuras onde não conhecem nenhum dos jogadores disponíveis.

fm 2014

De salientar ainda ser notório, ao fim de algumas horas de jogo, que os jogadores apresentam uma personalidade melhorada, agora mais diversificada e mais imprevisível, retirando-nos a capacidade de antever uma reação positiva ou negativa, e tornando também mais difícil reverter uma situação negativa. Falando ainda da parte mais psicológica/humana, devemos dar os parabéns à nova estrutura de diálogos, mais complexos, mais interligados (notando uma complexa programação por detrás), criando mais opções e reações. Claro que muitos, para uma experiência mais rápida, poderão relegar tais obrigações para os vossos adjuntos, mas cada vez mais a comunicação com os media se torna importante neste jogo.

Football-Manager-Classic-2014

Serão vários os que poderão não querer uma experiência de jogo tão complexa, ou não precisar de tanto tempo para ver a vossa equipa avançar. Para tal terão a possibilidade de jogarem o modo Classic, onde tudo é mais rápido, menos complexo, oferecendo a oportunidade de em muito menos tempo alcançar o sucesso que as épocas futuras nos podem dar, sendo ideal para um jogo entre amigos onde os resultados são o que interessa.

O melhorar do modo Classic também abre portas a quem domina menos o desporto Rei. Obviamente “FM2014” é para quem vê e gosta de futebol e pouco poderá oferecer a quem não goste, visto que não existe nenhum atrativo neste jogo que não transpire futebol, mas com o modo Classic, qualquer um pode aprender mais depressa e ver resultados, quer sejam positivos ou negativos.

 

Por fim, talvez a melhor melhoria é mesmo a maior profundidade tática que o jogo exige. É notório que ainda existem algumas formas de contornar as dificuldades e alcançar o sucesso, mas quem jogue pelo prazer de jogar e não apenas pela febre dos títulos, irá encontrar aqui uma experiência de jogo mais complexa e profunda, onde cada vez mais é necessário ler o jogo e também os jogadores, e garantimos que conhecimentos acima da média sobre este desporto terão aqui resultados.

“FM2014” é o melhor jogo de sempre no seu género, não tendo concorrência. É um título forte, capaz de nos prender até ao próximo ano e só peca por não apresentar nenhuma novidade que seja realmente relevante. Nota-se a falta de algumas licenças mas aos poucos vamos esquecendo esses problema e mergulhamos uma excelente experiência de jogo que só será melhorada (esperamos nós) pelo futuro FM2015, daqui a um ano.

 

Pontos fortes:

  • Maior profundidade tática
  • Empresários, fundos de investimento e equipa técnica mais ativa
  • Diálogos mais complexos e com resultados menos previsíveis
  • O modo Classic é perfeito para quem quiser em poucos dias avançar imenso no futuro
  • Interface do jogo mais simples e intuitiva

Pontos fracos:

  • Não traz nenhuma grande novidade

LP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *