Foto de Nik Shuliahin na Unsplash

Nova Iorque destaca-se com número de premiados pelo Oscars na história

Os Oscars 2023 chamaram à atenção por premiar atores de origem asiática, sobretudo com o filme “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”. Esta tem sido uma tendência dos últimos anos, principalmente após a vitória do filme sul-coreano “Parasitas” na categoria Melhor Filme em 2020. No entanto, a maioria dos premiados na história continuam a ser dos Estados Unidos, com destaque para Nova Iorque, a cidade que mais possui estrelas premiadas com a estatueta dourada.

Essa liderança foi mostrada no artigo da Betway Insider, blog que fez um mapa com a origem dos artistas que foram premiados pelo Oscar nos últimos anos. A cidade de Nova Iorque aparece na liderança com 14 nomes, deixando para trás outras grandes regiões, como Londres, Filadélfia e Los Angeles. Não faltam atores e atrizes conhecidos que nasceram por lá, como Susan Hayward, Saoirse Ronan, Adrien Brody e Christopher Walker. A dúvida que fica é porque a cidade possui tantos artistas premiados.

Na verdade, existe um motivo simples. Nova Iorque é uma espécie de caldeirão cultural e artístico, com uma cena teatral forte e totalmente renomada. Isso é o suficiente para gerar interesse e atrair atores talentosos. Além disso, a cidade também oferece muitas oportunidades de trabalho em produções cinematográficas e televisivas, permitindo que atores aperfeiçoem as habilidades e ganhem experiência.

Outro aspecto importante é a diversidade cultural da cidade norte-americana, facilitando a criação de uma ampla gama de histórias e personagens. Assim, os atores conseguem oportunidades únicas para interpretarem papéis desafiadores e complexos. NI é uma combinação única de talento, diversidade e oportunidades, sendo um celeiro para grandes talentos. O resultado é uma forte presença entre os premiados nas edições do Oscar. São motivos interessantes que ajudam a entender o processo.

Londres destaca-se

Apesar dos Oscars serem uma premiação do cinema norte-americano, os artistas britânicos costumam marcar presença entre os nomeados e também entre os vencedores. Por isso, na lista criada pela equipa da Betway, site de roleta virtual online, a cidade de Londres aparece em destaque. São 11 premiados pela estatueta, ficando atrás apenas de Nova York. Daniel Kaluuya, Maggie Smith, David Niven e Edmund Gwenn são alguns dos nomes que representam a capital da Inglaterra.

Assim como a cidade dos Estados Unidos, Londres é um importante centro cultural e artístico, inclusive oferecendo uma cena teatral ainda mais vibrante e aclamada. A longa tradição no cinema e, principalmente, na televisão ajudam no surgimento de atores, realizadores e outros artistas do mundo do cinema. Além disso, por lá estão alguns dos mais prestigiados estúdios e produtoras de filmes.

Isso significa que Londres oferece grandes oportunidades para atores trabalharem em projetos de alto perfil, igual acontece com NY. É possível alavancar a carreira para o estrelato, e assim chegar aos Oscars. A cidade possui uma história muito longa na indústria do cinema, e deve continuar a ganhar prémios e a ser uma referência. Afinal, as oportunidades não param de surgir, inclusive fazendo com que os artistas londrinos sejam cada vez mais prestigiados.

Pub

Outros países nos Oscars

Além dos Estados Unidos e de Londres, a premiação dos Oscars costuma celebrar ainda outros países. Roma, na Itália, Tóquio, no Japão, e Dublin, na Irlanda, são cidades que contam com alguns premiados pela estatueta mais importante da indústria do cinema norte-americano. Ou seja, são vários os locais que possuem tradição com os filmes, e conseguem revelar grandes artistas. A lista ajuda a entender quais são os mais importantes, pelo menos na atualidade.

Nos últimos anos, o cinema asiático, principalmente sul-coreano, tem conseguido destacar-se nas premiações dos Oscars. Isso deve fazer com que o país consiga uma melhor presença na lista futuramente. Em 2020, por exemplo, o realizador Bong Joon-ho fez história ao se tornar o cineasta responsável pelo primeiro filme não falado em inglês a vencer o prémio de Melhor Filme.

Este sucesso quase se repetiu no ano seguinte, quando o filme “Minari”, realizado por Lee Isaac Chung, recebeu seis moneações. Assim, é possível entender melhor como a indústria do cinema possui as cidades mais fortes com os atores, mas isso não quer dizer que outras regiões sejam fracas. Nova Iorque e Londres vão continuar a ser referências, mas outros locais também são destaques nos Oscars.

Pub


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *