O Monstra em Casa é a nova visão do Festival de Animação de Lisboa, e será todo ele online. De 25 a 31 de maio, serão exibidos 169 filmes e 6 masterclasses.
Nos tempos actuais, o Festival de Animação de Lisboa adaptou-se e apresenta-nos agora o “Monstra em Casa”, uma edição totalmente online e que irá marcar o seu 20º aniversário. A edição irá contar com 12 sessões, estando presentes em competições de Curtas, Curtíssimas (filmes até 2 minutos), Estudantes e competição Portuguesa, cerca de 169 filmes. “Monstra em Casa” irá estar disponível via plataforma Kinow e será apenas a primeira parte do festival, que espera poder continuar a celebração da animação nas salas de cinema no final de setembro, inclusive para apresentação das longas-metragens.
Segundo Fernando Galrito, diretor artístico do festival, “Monstra em Casa” é uma partilha, um encontro, um festival de cinema de animação que decorre na casa de todos. É uma outra forma de comemorarmos os nossos 20 anos e de levarmos a todos os mais recentes e os melhores filmes de animação do Mundo. Fica a conhecer o que será apresentado na edição online (vai clicando nas setas para ficares a par das datas e títulos).
Esta competição é composta por 13 curtas-metragens, que são uma seleção dos melhores filmes profissionais e de estudantes de autores portugueses realizados no último ano e meio, das quais se destacam:
TIO TOMÁS – A CONTABILIDADE DOS DIAS da realizadora Regina Pessoa (filme que teve a sua estreia mundial no Monstra 2019, fez parte da shortlist das curtas de animação para os Óscares e ganhou recentemente um Annie Award na categoria “Best Short Subject”, prémio que se veio juntar a outros tantos recebidos por todo o mundo)
O RAPAZ ROXO de Alexandre Siqueira (nomeado para um Annie Award, premiado em festivais de todo mundo, como o Grande Prémio do ANIMA Bruxelas)
A MÃE DE SANGUEde Vier Nev
O PECULIAR CRIME DO ESTRANHO SR. JACINTO de Bruno Caetano
ASSIM MAS SEM SER ASSIM de Pedro Brito
MARÉ de Joana Rosa Bragança
NESTOR de João Gonzalez (filme feito no Royal College of Art do Reino Unido que conta já com muitas selecções e prémios em festivais nacionais e internacionais, incluindo o Cinanima e o Prémio Sophia Estudante)
TO YOU ON THE EVE OF ISOLATION de Óscar Ferreira
ODE À INFÂNCIA da dupla João Monteiro e Luís Vital
ØDELAGT de Eduarda Duarte
CATARSE de Margarida Roxo Neves e Tiago Gomes
HALF LOVE de Inês A. Rodrigues
CRUELTY FREE realizado por Tiago Xavier e Cristiane Reis.
Serão várias as curtas-metragens em competição, das quais destacamos algumas de autores já nomeados aos Óscares e prémios Goya.
SONHOS ILUSTRADOS de Koji Yamamura (Japão) um dos grandes autores do cinema de animação mundial que já recebeu dezenas de prémios em festivais de todo o mundo e foi nomeado para os Óscares em 2003 com o filme “Mt. Head”
MEMORABLE de Bruno Collet (França), filme que já arrecadou cerca de 30 prémios e foi nomeado para os Óscares e César
MUEDRA de Cesar Diaz Melendez (Espanha), realizador que trabalhou em várias longas de Tim Burton, e cujo filme esteve nomeado para os prémios Goya
LAST SUPPER de Piotr Dumala (Polónia), autor com longo percurso na animação com vários filmes premiados em festivais de todo o mundo.
Serão vários os filmes em competição, dos quais destacamos:
DAUGHTER, da realizadora Daria Kashcheeva, que estuda realização na FAMU (Republica Checa), filme que foi premiado em festivais de todo o mundo, tendo recebido o Cristal para Melhor Filme de Estudante em Annecy e o Prémio de Estudante nos Óscares da Academia
GRAVEDAD de Matisse Gonzalez e Toufik Abdedaim, estudantes na Filmakademie Baden-Württemberg GmbH Animationsinstitut (Alemanha), nomeado para os Annie Awards
ANIMALS de Tue Sanggaard da escola The Animation Workshop – (Dinamarca) e que recebeu o Prémio de Melhor filme de estudantes no Festival de Estugar
MEN IN A HURRY de Thibault Llonch da escola La Poudriere (França), selecionado para o festival Clermond Ferrand.
Vão ainda realizar-se seis masterclasses, com grandes mestres da animação mundial:
o realizador alemão Raimund Krumme vai discursar sobre “O desenho e o espaço no cinema de animação”
Christophe Herald, compositor francês cujas bandas sonoras já foram várias vezes premiadas, vai falar do seu trabalho no último filme de Jean François Laguionie, “Le Voyage du Prince”, uma longa-metragem que está em competição na MONSTRA a apresentar em Setembro
Arnaldo Galvão (Brasil) vai falar sobre os 100 anos da animação brasileira
Eduard Puertas Anfruns (Espanha) vai explicar que dar uma masterclasse intitulada “O stop motion fácil”
Burak Sahin (Turquia) apresenta “A animação como uma forma de pensar e educar”
o norte-americano Ed Hooks vai falar sobre o acting na animação.
A MONSTRINHA na RTP2
Paralelamente, nos dias 30 e 31 de maio, entre as 8h e as 13h, a MONSTRA vai programar na RTP2 filmes para os mais novos. Ao todo são 10 horas de animação com filmes MONSTRINHA Pais e Filhos que iriam ser exibidos nesta edição do festival e outros de edições anteriores.
Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!