Gmail recebe finalmente importante atualização mesmo a tempo do Natal
O Gmail continua a incorporar ferramentas que têm como objetivo a melhoria da segurança dos utilizadores.
Com a altura festiva cada vez mais próxima, o Gmail decidiu tomar medidas e reforçar a sua segurança com Inteligência Artificial (IA), conforme dá conta o sempre bem informado 9to5google.
Quais os resultados obtidos?
Assim sendo, conseguiu reduzir em 35% – comparando com o período homólogo de 2024 – os golpes como phishing e malware nas caixas de entrada dos utilizadores. Além disso, a Google bloqueou milhões de mensagens indesejadas e potencialmente perigosas antes que chegassem às caixas de entrada dos internautas, graças às novas atualizações nos seus sistemas de proteção.
Que melhorias traz a IA?
No último ano, a Google desenvolveu modelos de IA avançados para aumentar a segurança do Gmail. Entre as melhorias está um modelo de linguagem grande (LLM), treinado para identificar ameaças como phishing, malware e spam. Este sistema permite bloquear 20% mais spam em comparação com versões anteriores e também analisar mil vezes mais spam reportado pelos utilizadores diariamente.
Em novembro, antes da Black Friday, o Gmail lançou outro modelo de IA para supervisionar as defesas existentes. Este modelo analisa instantaneamente centenas de sinais de ameaça quando uma mensagem é sinalizada como de risco, aplicando proteções adequadas.
Quais os tipos de fraudes mais comuns no Gmail?
- Fraudes com Celebridades: Campanhas que utilizam nomes de figuras públicas para criar confiança e atrair vítimas. Muitas vezes, as mensagens afirmam ser enviadas pela própria celebridade ou promovem produtos fictícios associados a estas figuras;
- Fraudes de extorsão: Os burlões enviam mensagens assustadoras com detalhes pessoais, como o endereço da vítima, ou até fotografias. Estas mensagens podem incluir ameaças de danos físicos ou de divulgação de informações comprometedoras;
- Fraudes de faturação: Esta prática consiste no envio de faturas falsas para enganar as vítimas. As mensagens solicitam que as pessoas entrem em contacto para contestar as cobranças.
Já foste vítima de alguma fraude?