Chat GPT vs Google: Gigante da Inteligência Artificial lança novo serviço
A OpenAI, criadora do ChatGPT, já vai além da Inteligência Artificial e lança serviço que vai dar luta ao Google.
Sumário:
- A OpenAI ficou mundialmente conhecida com o lançamento do famoso ChatGPT;
- A empresa liderada por Sam Altman quer ir mais longe e já preparou a próxima grande funcionalidade;
- O serviço da empresa agora vai servir também para pesquisa, como um motor de pesquisa.
A OpenAI lançou uma nova (e pioneira) funcionalidade de pesquisa no ChatGPT, que intensifica a concorrência direta ao Google. Disponível inicialmente para alguns serviços premium, esta ferramenta será acessível ao público em geral nos próximos meses e permitirá obter informações atualizadas sobre temas como cotações de ações, resultados desportivos, previsões meteorológicas, e notícias diretamente no ChatGPT.
De acordo com o anúncio feito no site da OpenAI, o objetivo é que os utilizadores obtenham “respostas rápidas e oportunas com links para fontes relevantes”, algo que antes exigia o uso de um motor de busca tradicional. Esta abordagem visa tornar a experiência de pesquisa mais “natural e intuitiva”.
É assim que vai funcionar o motor de pesquisa da OpenAI
O Bing, o motor de busca da Microsoft, que já integra tecnologia da OpenAI, será uma das ferramentas usadas para as pesquisas. Esta funcionalidade é suportada pelo modelo mais recente de Inteligência Artificial da OpenAI, o GPT-4, e resulta de parcerias com fornecedoras de dados e organizações de media de renome mundial – Associated Press, Axel Springer, Condé Nast, Financial Times, Le Monde, Reuters, entre outros. Com isto, a OpenAI assegura as notícias mais legítimas. Apesar de ser ainda altamente deficitária, a OpenAI continua a atrair investimento, com uma avaliação de 157 mil milhões de dólares, apesar de esperar prejuízos de mais de 5 mil milhões este ano, conforme relatado pela CNBC.
A empresa está a alavancar várias rondas de financiamento e linhas de crédito para expandir as suas operações e potenciar novas funcionalidades, como esta ferramenta de pesquisa no ChatGPT, que promete transformar a forma como se acede à informação online.
Qual é o teu motor de pesquisa?