A música dos Beatles mais odiada por Paul McCartney e John Lennon
Até hoje, os Beatles continuam a ser uma das maiores bandas de sempre, mas há uma música que Paul McCartney e John Lennon odiaram escrever.
Mais do que uma banda, os Beatles sempre foram um verdadeiro fenómeno. Desde a sua criação em 1960, a banda conquistou milhões de fãs e continua a ser ouvida por todas as gerações. Além disso, o grupo musical é uma inspiração, principalmente para muitos artistas que se começaram a interessar pela indústria após escutarem as canções dos Beatles. Mas não é tudo… a banda continua também a ser a mais bem sucedida, a nível comercial, de sempre.
Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr são quatro dos nomes mais influentes do século XX e continuam a estar na boca do mundo. Mesmo após se terem separado, a verdade é que as canções dos Beatles ainda causam impacto a quem as ouve. No entanto, nem todas as músicas são apreciadas pelos próprios cantores. Mas há uma canção que John Lennon e Paul McCartney concordaram ser a pior da banda…
“It’s Only Love” é a canção mais odiada por Paul McCartney e John Lennon
Nos Beatles, cada um dos seus elementos sempre teve uma função muito bem definida. Ringo Starr, por exemplo, era o baterista da banda. Já George Harrison era conhecido pelos incríveis solos de guitarra. No entanto, Paul McCartney e John Lennon tinham uma função bem mais importante. Em conjunto, os dois músicos formaram uma das mais célebres duplas de compositores da história da música. Mesmo quando apenas um dos cantores escreveu uma canção, esta era assinada em nome da dupla e foi assim durante toda a existência dos Beatles.
Consequentemente, nem sempre as letras escritas por McCartney e Lennon agradaram a todos os elementos da banda, mas há uma canção que os dois músicos concordaram ser a pior do grupo. Falamos de “It’s Only Love”, um tema de 1965, da autoria do intérprete de “Imagine“. A canção pertence ao álbum “Help!”, curiosamente o mesmo disco onde surge também a música mais ouvida de sempre dos Beatles.
Numa entrevista, John Lennon confessou “eu sempre achei que era uma música péssima. (…) A letra era péssima. (…) Essa é a única canção que eu realmente odeio”. No entanto, Paul McCartney disse que ambos tinham consciência do quão má era a letra de “It’s Only Love”, mas que nenhum achou necessário fazer alterações – “se uma letra fosse realmente ruim, nós editávamo-la, mas não éramos tão exigentes com isso, porque é apenas uma música de rock n’ roll”, confessou.
Que cantores se inspiraram nos Beatles?
Muitos foram os cantores que ao longo das suas carreiras confessaram terem-se inspirado nos Beatles para as suas canções. Bruce Springsteen, por exemplo, recordou numa entrevista que quando ouviu “I Wanna Hold Your Hand” pela primeira vez sentiu os seus horizontes expandirem-se. O cantor descreveu a sua reação imediata – “Corri para a cabine telefónica, (…) e liguei imediatamente para a minha namorada e perguntei: ‘já ouviste falar dessa banda chamada Beatles?’ Depois disso, não houve nada além de rock n’ roll e guitarras”.
Também Jack White, Joni Mitchell, Liam Gallagher e Steve Van Zandt contaram as suas versões de como se deixaram inspirar pela banda britânica. Mas, talvez Ozzy Osbourne seja aquele que melhor expressou o sentimento. Numa entrevista, o cantor contou “Quando ouvi os Beatles, eu sabia o que queria fazer. (…) O meu filho disse-me ‘pai, eu gosto dos Beatles, mas por que é que ficas tão louco?’ A única maneira que posso descrever é assim, ‘Imagina que vais para a cama hoje e o mundo é preto e branco e então tu acordas e tudo é colorido.’ (…) É esse o efeito profundo que teve em mim”.
Gostas da canção “It’s Only Love”? Qual a música que menos gostas dos Beatles?