Popular funcionalidade do Google Maps chega ao fim
Google parece ter eliminado o modo de condução do Maps, deixando muitos condutores sem alternativa prática ao antigo Android Auto para smartphones.
Durante muito tempo, o Android Auto para telemóveis foi uma solução de sonho para quem queria usar o sistema da Google ao volante, mesmo sem um carro com ecrã de infoentretenimento. A app permitia transformar o smartphone num verdadeiro painel de bordo, com navegação, chamadas, música e Google Assistant — tudo num só sítio. Mas a Google decidiu acabar com essa funcionalidade… e a história só piorou desde então.
Quando o Android Auto para smartphones foi descontinuado, a gigante tecnológica apresentou como alternativa o chamado Modo de Condução integrado no Google Maps e controlado pelo Google Assistant. Mas a receção não foi a melhor. Muitos utilizadores queixaram-se de que o novo sistema era limitado, confuso e pouco intuitivo. Ainda assim, era o que havia — e acabou por ser adotado por quem não tinha outra opção.
Com o tempo, o Modo de Condução foi sendo cada vez mais vazio. De uma interface prática e funcional passou a ser apenas uma pequena barra na parte inferior do Google Maps, com acesso rápido à música e ao Assistant. E agora, ao que tudo indica, essa funcionalidade desapareceu por completo.
Google Maps implementa mudanças
Desde fevereiro que têm surgido queixas de utilizadores a reportar o desaparecimento do Modo de Condução. Inicialmente, parecia um bug isolado. Mas nos últimos tempos o problema tornou-se mais frequente e generalizado. Muitos confirmam que a opção simplesmente deixou de existir nas versões estáveis do Google Maps e da app Google.
A Google, até agora, não confirmou oficialmente se esta remoção é intencional ou se se trata de uma transição faseada. Mas, tendo em conta o histórico, tudo aponta para que seja mesmo o fim definitivo do Modo de Condução como o conhecíamos.
Com o Google Assistant também a ceder terreno ao novo Gemini, tudo indica que a empresa esteja a preparar algo diferente para os utilizadores. Já há relatos de testes com o Gemini dentro do próprio Google Maps, o que pode apontar para o desenvolvimento de uma nova experiência para quem conduz sem Android Auto.
Já tinhas dado conta desta nova situação no Google Maps?