©RTP

Daqui Houve Resistência, a nova série do 25 de Abril, já chegou à RTP Play

A RTP1 estreou esta sexta-feira “Daqui houve resistência”, uma nova série para comemorar os 51 anos do 25 de Abril. Inspirada no livro “Guimarães Daqui houve resistência” esta obra tem 5 episódios e manter-se-á em exibição até ao próximo dia 2 de maio. Sempre após o Telejornal e, a partir das 12h, na RTP Play. Podes também ler a nossa crítica.

Lê Também:
Daqui Houve Resistência: Episódio 1, a Crítica | À força não há 25 de abril

Sobre “Daqui houve resistência”

Daqui houve resistência - still do episósio 2
©RTP

Produzida por Rodrigo Areias (Bando à Parte), “Daqui houve resistência” é uma série antológica realizada por Carlos Amaral e Edgar Pêra. Aborda temáticas como a Guerra Colonial, as greves, as lutas estudantis, a luta armada e as falsas eleições. Assim, esta é uma série que se foca na resistência ao Estado Novo nos últimos anos do regime, evocando os últimos 13 anos de ditadura.

Pub

É, portanto, uma obra baseada em factos e pessoas reais antifascistas, com destaque para o concelho de Guimarães, abordadas no livro “Guimarães Daqui houve resistência” de César Machado.

A saber, a série tem como protagonistas João Nunes Monteiro, Nuno Nolasco, António Durães, João Pedro Vaz, Miguel Borges, Diana Sá, Carolina Amaral, Joana Ribeiro, António Capelo, entre outros.

Pub Ad Banner

Através de testemunhos reais, a série revela como, em várias localidades, a resistência ao fascismo teve diferentes formas. Desde a clandestinidade política até as ações mais diretas. Ao focar-se em figuras anónimas e em movimentos menos conhecidos, “Daqui houve resistência” reforça, assim, a ideia de um retrato humano e plural do caminho para a liberdade. Em suma, mostra-se que a mudança nasceu de múltiplos pontos do país e de quem ousou resistir.

Outras séries para o 25 de Abril na RTP Play

João Nunes Monteiro em Daqui Houve Resistência
©RTP

A RTP Play é a plataforma de streaming gratuita da RTP. Podes aceder à RTP Play no browser ou através de aplicação para dispositivos móveis e TV’s. Nos últimos anos, a RTP tem produzido várias séries sobre o 25 de Abril ou sobre os anos do Estado Novo que lhe antecederam.

Pub

Além de “Daqui houve resistência”, a plataforma tem disponíveis séries como por exemplo “Sempre” (2024, Manuel Pureza), “3 Mulheres” (2018-2022, Fernando Vendrell), “Mulheres de Abril” (2014, Henrique Oliveira) ou “Histórias da Montanha” (2023, Luís Galvão Teles), entre muitas outras. Espreita o catálogo da RTP Play!

Lê Também:
Filmes e séries sobre o 25 de abril para celebrar a Revolução dos Cravos no streaming

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *