Microsoft acaba com esta popular medida de segurança
A Microsoft decidiu terminar com esta conhecida medida de segurança. Assim, as novas contas têm um novo método de proteção.
A Microsoft deu mais um passo decisivo rumo a um futuro sem palavras-passe. A partir de agora, as novas contas criadas nos seus serviços passam a ser, por defeito, “passwordless”, ou seja, sem necessidade de definir uma password. Em vez disso, os novos utilizadores terão de recorrer a métodos mais seguros de autenticação, como passkeys, notificações push ou chaves de segurança físicas.
Esta mudança representa a maior aposta da empresa na eliminação de passwords. Numa estratégia que tem vindo a ser desenvolvida ao longo dos últimos anos, com o suporte a inícios de sessão sem palavra-passe no Windows e a possibilidade de apagar completamente a password de uma conta Microsoft.
Segundo a Microsoft, representa uma maior segurança para o utilizador
Nesse sentido, os novos utilizadores não terão de escrever uma password como habitual. A experiência de utilização foi também redesenhada, com uma nova janela de início de sessão, mais intuitiva e adaptada à lógica de autenticação por passkeys. O objetivo é simplificar o processo e aumentar a segurança, ao mesmo tempo que se incentiva a transição para métodos modernos de autenticação.
Contudo, apesar desta mudança ser aplicada apenas a novas contas, os utilizadores atuais continuam a ter a possibilidade de remover as suas passwords através das definições da conta. A empresa afirma que o processo é simples e reversível, permitindo recuperar o acesso em caso de perda de dispositivo ou método de autenticação.
A acompanhar este novo paradigma, a Microsoft anunciou também a mudança de nome do “Dia Mundial da Palavra-passe” para “Dia Mundial do Passkey”. De acordo com os dados mais recentes, quase um milhão de passkeys são registadas diariamente. Assim sendo, os utilizadores que recorrem a este método de autenticação registam uma taxa de sucesso de 98% nos inícios de sessão, contrastando com apenas 32% entre quem ainda utiliza passwords.
Com estas alterações, a Microsoft procura não apenas reforçar a segurança digital, mas também simplificar o acesso aos seus serviços, tornando a autenticação mais rápida, segura e resistente a ataques como phishing.
Já tiveste problemas no passado com as tuas passwords?