© 2024 FOCUS FEATURES LLC. © 2024 CONCLAVE DISTRIBUTION, LLC.

Autor de Conclave compara escolha do novo Papa a este reality show de sucesso

No dia em que começa o processo para eleger o novo Papa, o autor de “Conclave” compara o procedimento a um reality show de grande sucesso.

O dia 7 de maio fica marcado como a data em que Cardeais de todo o mundo se reúnem no Vaticano para eleger um novo Papa. Assim, o processo passa pelo enclausuramento dos convocados na Capela Sistina, com limitações na alimentação e entretenimento, evitando que se distraiam no processo de eleição do sucessor de Bergoglio. No entanto, o Conclave só se dá por terminado quando todo o Colégio eleitoral chegar a um voto de maioria qualificada de dois terços.

Para os mais curiosos sobre o processo mais antigo para escolher um Chefe de Estado, o filme “Conclave” abre-nos as portas para um vislumbre das várias etapas após a morte do Papa. Além disso, a longa-metragem esteve nomeada ao Óscar de Melhor Filme em 2025, para além de ter vencido na categoria de Melhor Argumento Adaptado. Agora, Robert Harris, autor do livro que deu origem ao projeto cinematográfico, compara a eleição do novo Papa a um popular reality show.

Lê Também:
A Viagem de Papa Francisco, em análise

Robert Harris compara o Conclave a “Traitors”

Conclave
©Festival de San Sebastián

Sem dúvida que o filme “Conclave” ganhou um maior destaque após a morte do Papa Francisco, a 21 de abril. Tudo isto acontece pela forma como a longa-metragem nos revela o que se passa no interior da Capela Sistina. Mas, a verdade é que Robert Harris afirma haver outro projeto que se assemelha mais ao processo eleitoral. Assim, o autor do livro que originou o filme protagonizado por Ralph Fiennes compara o Conclave a “Traitors”, o reality show britânico da BBC.

Em suma, “The Traitors” é um game show em que um grupo se divide em duas equipas. Uma parte das pessoas está informada sobre tudo o que se passa à sua volta, ficando conhecidos como ‘traidores’, enquanto a maioria desinformada, os ‘fiéis’, procuram desvendar os seus oponentes e eliminá-los do jogo.

Lê Também:
10 filmes centrados na figura do Papa

Ao comparar o Conclave a “Traitors”, Robert Harris comentou: “[É] a analogia mais próxima que consigo fazer. De repente, todos se voltam para uma pessoa – tu não consegues entender o porquê, em particular, mas acontece. (…) E de uma forma engraçada, uma dinâmica semelhante opera num conclave, e é por isso que muitas vezes isso produz uma surpresa”.

Além disso, o escritor sugeriu que os partidos políticos seguissem o mesmo método de eleição – “Trancar a porta e dizer que não vais sair até chegarem a um resultado concentra a mente — e, se olharmos para trás, os Papas foram muito bons”.

Já assististe ao filme “Conclave”? Conheces o reality show “The Traitors”? Quem achas que vai ser o novo Papa?


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual dos serviços mais usas?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *