© jackpress via ShutterStock (ID: 2525607807)

Apple promete inovações importantes no muito aguardado iOS 19

Está quase a chegar o iOS 19! Nesse sentido a Apple prepara a maior transformação visual desde o longínquo iOS 7.

A Apple prepara-se para apresentar o iOS 19 durante a conferência WWDC, marcada para 9 de junho de 2025, e os primeiros rumores já antecipam mudanças profundas.

A nova versão do sistema operativo do iPhone promete ser a maior revolução de design desde o iOS 7, com uma estética inspirada no visionOS, o sistema da Apple Vision Pro. A nova interface também chegará ao iPad com o iPadOS 19 e aos computadores com o macOS 16, promovendo uma experiência mais coerente entre dispositivos.

Lê Também:
iOS 18.6 recebe atualização muito importante na Apple Intelligence

iOS 19 vai trazer várias novidades

iphone 16 da apple
iPhone 16 © vfhnb12 via Shutterstock, ID 2591636917

Assim, o iOS 19 introduzirá um visual mais translúcido e com efeitos de vidro, onde os elementos do sistema — como ícones, menus e botões — parecerão flutuar sobre o conteúdo. A navegação será simplificada e os controlos ganharão bordas mais suaves.

Da mesma forma os ícones serão redesenhados, possivelmente mais arredondados, embora ainda não esteja claro se serão totalmente circulares ou uma variação dos atuais “squircles”. Nas aplicações, o novo design eliminará secções separadas para pesquisa, com controlos integrados nas barras inferiores — agora em formato de comprimido. Os menus, inspirados nos do visionOS, permitirão acesso rápido a diferentes modos e opções sem sobrecarregar o ecrã.

A Apple continuará a apostar fortemente na Inteligência Artificial com o iOS 19. Assim sendo, uma das principais novidades será a gestão inteligente da bateria, que analisará os hábitos de utilização do iPhone para poupar energia de forma automática. Esta funcionalidade será especialmente importante para o iPhone 17 Air, que deverá ter uma bateria mais pequena.

Lê Também:
Nova atualização da Google TV está finalmente disponível

Além disso, espera-se que o Google Gemini seja integrado como alternativa ao ChatGPT para pedidos feitos à Siri, fruto de um possível acordo com a Google. A Siri também receberá melhorias significativas, com uma maior personalização, reconhecimento de contexto e integração mais profunda com aplicações. Poderá, por exemplo, localizar ficheiros, enviar e-mails ou mover conteúdos entre apps apenas com comandos de voz.

Da mesma forma, com o iOS 19, os AirPods passarão a permitir a tradução em tempo real de conversas presenciais. A funcionalidade basear-se-á na aplicação Traduzir do iPhone, tornando a comunicação entre pessoas que falam línguas diferentes mais fluida.


Funcionalidades adicionais e acessibilidade reforçada no iOS 19

Sinal de Rede iPhone
© Camilo Concha via ShutterStock (ID: 1951455562)

Além disso, entre as outras novidades, destaca-se:

  • Stage Manager para iPhone com USB-C, permitindo usar o iPhone como um mini computador ao ligar a um monitor externo;
  • Ligações Wi-Fi sincronizadas, facilitando o acesso a redes com portais de login (como em hotéis e cafés);
  • Nova aplicação Saúde, com coaching personalizado e vídeos educativos baseados em IA (a lançar apenas em 2026);
  • Acessibilidade melhorada, incluindo etiquetas na App Store, modo de leitura acessível, suporte para Braille e novos alertas no CarPlay;
  • Música com feedback háptico personalizável;
  • Comandos por rastreamento ocular e movimentos da cabeça, e integração com interfaces cérebro-computador;
Lê Também:
Novo iOS 18.5 traz 4 importantes novas melhorias ao iPhone

Quando é que é lançado e quais modelos compatíveis?

Apple iPhone iOS 18.5
© Framesira via ShutterStock (ID: 2519350435)

Embora o iOS 19 seja apresentado oficialmente em junho e lançado em setembro com os novos iPhones, muitas funcionalidades só chegarão mais tarde, num processo de distribuição gradual. A Apple pretende afastar-se do modelo tradicional de atualizações anuais completas, optando por lançar novas ferramentas assim que estiverem prontas.

O iOS 19 deixará de ser compatível com o iPhone XR, XS e XS Max, mas todos os dispositivos que receberam o iOS 18 — incluindo modelos desde o iPhone 11 até ao novo iPhone 16 — continuarão a receber a atualização. Contudo, algumas funções avançadas ficarão restritas aos modelos com processadores mais recentes, como o iPhone 15 Pro e a linha iPhone 16.

Qual é que é o teu iPhone?



Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *