Nova funcionalidade do Apple Watch descobre problemas de saúde
A Apple continua a apostar na IA. Assim sendo, agora prevê condições de saúde com base em dados comportamentais do Apple Watch.
Um novo modelo de Inteligência Artificial desenvolvido com o apoio da Apple promete transformar a monitorização da saúde através de dispositivos vestíveis. Assim sendo, o estudo, intitulado “Beyond Sensor Data: Foundation Models of Behavioral Data from Wearables Improve Health Predictions”, revelou que a análise de dados comportamentais recolhidos pelo Apple Watch supera os métodos tradicionais baseados exclusivamente em sensores biométricos.
Como funciona a nova funcionalidade do Apple Watch?
No centro da investigação está o Wearable Behavior Model (WBM), um modelo de fundação treinado para detetar padrões nos comportamentos diários dos utilizadores. Este modelo avalia métricas como contagem de passos, duração do sono, variabilidade da frequência cardíaca e mobilidade. Ou seja, todos dados processados diretamente pelo Apple Watch através de algoritmos locais.
Ao contrário dos sistemas anteriores que se baseiam em leituras momentâneas de sensores, o WBM aposta numa abordagem temporal, analisando alterações de comportamento ao longo de dias ou semanas. Este modelo de aprendizagem automática em séries temporais revelou-se especialmente eficaz na identificação de condições de saúde estáticas, como o uso de betabloqueadores, e estados transitórios, como a qualidade do sono ou infeções respiratórias.
Além disso, entre os destaques do estudo está a precisão na deteção de gravidez, que atinge até 92% de assertividade quando o modelo comportamental é combinado com dados biométricos tradicionais.
A nova funcionalidade foi bem testada
O Heart and Movement Study contou com a participação ativa de mais de 160 mil voluntários. Assim sendo, estes autorizaram a partilha dos seus dados de saúde através do Apple Watch e do iPhone. Os investigadores analisaram mais de 2,5 mil milhões de horas de dados, aplicando essa vasta informação em 57 tarefas de previsão relacionadas com a saúde.
À medida que os wearables evoluem, os investigadores reconhecem que este tipo de análise assistida por Inteligência Artificial pode agora escalar de forma significativa. Com isso, abrem caminho para um futuro em que dispositivos como o Apple Watch assumem um papel mais proativo na prevenção e monitorização de doenças.
Tens um Apple Watch?