© JarTee via Shutterstock, ID2517258339

WhatsApp faz grande limpeza e acaba com várias contas perigosas

Meta revela os países mais expostos a anúncios financeiros fraudulentos. Da mesma forma elimina milhões de contas WhatsApp associadas.

A disseminação de anúncios fraudulentos em redes sociais está a tornar-se uma das maiores ameaças financeiras para utilizadores em todo o mundo. Segundo um estudo da BrokerChooser, que analisou mais de 5000 anúncios ativos relacionados com finanças na Meta Ads Library, países como África do Sul, Bélgica e Turquia estão entre os mais vulneráveis a golpes digitais.

O relatório surge no seguimento de dados da Meta que indicam a eliminação de 6,8 milhões de contas de WhatsApp ligadas a esquemas de fraude apenas no primeiro semestre de 2025. Da mesma forma, um em cada quatro casos de fraude financeira reportados pelos consumidores começa nas redes sociais, o que reforça a necessidade de maior vigilância.

Lê Também:
GOG oferece 3 novos jogos grátis com o Prime Gaming da Amazon

África do Sul lidera a lista mundial

WhatsApp Meta
© omerfarukguler via ShutterStock (ID: 2143927169)

A análise da BrokerChooser conclui que a África do Sul é o país mais exposto a anúncios fraudulentos no Meta, com 100% dos anúncios analisados classificados como de risco ou fraude. Assim sendo, destes, 37,5% são golpes confirmados e 62,5% apresentam elevado risco.

Os esquemas sul-africanos recorrem frequentemente a convites para grupos de WhatsApp, estratégia que visa contornar os mecanismos de moderação da plataforma. Este resultado alinha-se com outro dado preocupante: a África do Sul ocupa o 5.º lugar mundial em densidade de cibercrime.


Bélgica e Turquia em situação crítica dentro do WhatsApp

whatsapp
© PixieMe via ShutterStock (ID: 2421673159)

A Bélgica surge em segundo lugar com 94,12% dos anúncios considerados duvidosos. O país destaca-se por ter a maior percentagem de anúncios de risco (83,82%), muitos deles ligados a moedas digitais especulativas e a promessas de “prop trading” com financiamento até 500 mil euros. Frases como “fire your boss” e “no challenge sign-up” são comuns, tentando seduzir utilizadores com falsas promessas de independência financeira.

Na Turquia, mais de 91,63% dos anúncios financeiros no Meta são problemáticos. Grande parte recorre à oferta de sinais gratuitos de forex com alegadas taxas de sucesso superiores a 85%. Outros anúncios prometem ganhos garantidos como “1500 euros por semana a partir de um investimento de 300 euros” ou divulgam plataformas de trading com inteligência artificial com suposta “precisão de 99%”. Estes são exemplos claros de promessas irrealistas, típicas de esquemas fraudulentos.

Pub

Lê Também:
Dept. Q: Tudo sobre o futuro da série de sucesso da Netflix

Quais são as frases mais usadas pelos burlões?

whatsapp
Crédito editorial: DenPhotos / Shutterstock.com

O estudo identificou ainda os termos mais comuns usados em anúncios fraudulentos. Expressões como “Visit Instagram profile”, “Send WhatsApp” e “Join Telegram” são recorrentes. Ou seja, estas frases, muitas vezes combinadas com apelos urgentes como “Limited time” ou “Don’t miss out”, servem para atrair potenciais vítimas e transferir a comunicação para aplicações de mensagens privadas, onde é mais difícil seguir e denunciar atividades ilícitas.

Em Portugal, as ofertas de emprego falsas dominam. Ou seja, os criminosos fingem ser recrutadores ou empresas legítimas, enviando links duvidosos, solicitando dados pessoais ou, pior ainda, exigindo pagamentos para garantir uma vaga.

Ou seja, segundo Adam Nasli, analista da BrokerChooser, as redes sociais transformaram-se num “terreno fértil para burlões”, dada a sua capacidade de atingir milhões de utilizadores de forma rápida.

Pub


Quais são as melhores maneiras para ficar em segurança?

WhatsApp
Foto de jorge_henao15 no © Pixabay

Assim sendo, para te protegeres, recomenda-se:

Pub

  • optar por plataformas reguladas;
  • verificar sempre a existência de disclaimers de risco;
  • desconfiar de anúncios que prometem ganhos garantidos ou retornos irrealistas;
  • investigar a credibilidade da empresa ou indivíduo por trás do anúncio.

Já tiveste problemas deste tipo na app?


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *