29º European Film Awards: Os Melhores Filmes da Europa

No próximo sábado à noite vão ser anunciados em Breslavia (Wroclaw), na Polónia os European Film Awards 2016 (EFA). O filme alemão ‘Toni Erdmann’, de Maren Aden, é o favorito com cinco nomeações.

Toni Erdmann

Apesar de Cartas da Guerra, de Ivo M. Ferreira ter andado pela lista dos finalistas, ainda não é este ano que temos um nomeado português aos EFA, os prémios de cinema mais importantes da Europa, que correspondem de certa maneira aos Óscares, para Hollywood.

‘…2016 foi um excelente ano para o Cinema Europeu, em termos de qualidade e distribuição internacional…’

Mas 2016 foi um excelente ano para o Cinema Europeu, em termos de qualidade e distribuição internacional, pois nesta 29º edição dos EFA, que vai realizar-se na noite de 10 de Dezembro (sábado), destaca-se para já uma excelente comédia agridoce que tem o nome próprio de Toni Erdmann, da alemã Maren Aden, com cinco nomeações: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento, Melhor Actor para Peter Simonischek, Melhor Actriz para Sandra Hüller.

Vê trailer de Toni Erdman

Estreado e premiado no Festival de Cannes 2016, — e ainda inédito em Portugal — Toni Erdmann, da alemã Maren Aden, surpreendeu na Croisette e agora destaca-se pelas suas nomeações e pela forma como toca o espectador com uma divertida história sobre um pai que tenta a todo o custo e sobretudo com muito humor, reconquistar o afecto e o coração da filha, com já não vive há muitos anos.

Toni Erdmann | em análise no 69º Festival de Cannes

No entanto, este vai ser um ano de ‘pesos pesados’ no que diz respeito aos candidatos a Melhor Filme Europeu, onde constam, para além do alemão, muitos filmes curiosamente com nome próprio, com grande sucesso de público e nos festivais e sobretudo com uma ampla distribuição internacional:

Ela

Eu, Daniel Blake, de Ken Loach, com quatro nomeações; Ela, de Paul Verhoeven, Julieta, de Pedro Almodóvar com três nomeações e por último O Quarto, de Lenny Abrahamson, com duas nomeações. É sem dúvida um das melhores e mais equilibradas listas de nomeados dos últimos anos.

‘É sem dúvida um das melhores e mais equilibradas listas de nomeados dos últimos anos.’

Há uma certa expectativa em relação a Julieta, do espanhol Pedro Almodóvar já que tem em comum com Toni Erdmann ser um drama sobre a perda, dor e reconciliação filial, mas cada um feito à sua maneira, embora o espanhol seja um filme mais duro.

Vê trailer de Julieta

Contudo não esquecer que grande parte dos membros que votam nos EFA são alemães, (e franceses), a sede da Academia Europeia de Cinema fica em Berlim e o tema do filme de Maren Ade, apesar da sua simplicidade é muito mais atraente do que o espanhol. De qualquer modo esta lista de nomeados não andará muito longe dos candidatos ao Óscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira.

‘…esta lista de nomeados não andará muito longe dos candidatos ao Óscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira.’

Entre os nomeados estão efectivamente alguns dos melhores filmes e protagonistas do cinema europeu de 2016: Javier Cámara pelo seu papel em Truman, de Cesc Gay;  uma dupla nomeação para o realizador e argumentista romeno Cristian Mungiu pelo seu trabalho em O Exame.

Julieta

Praticamente seguro em relação às outras nomeadas Emma Suárez e Adriana Ugarte, em Julieta, Trine Dyrholm, em A Comunidade, Valeria Bruni Tedeschi, numa extraordinária interpretação em Loucamente e por último Sandra Hüller, em Toni Erdmann —, parece ser o Prémio de Melhor Actriz para Isabelle Huppert, pela sua inquestionável interpretação em Ela, de Paul  Verhoeven.

Vê trailer de Ela

Destaque-se ainda nos candidatos a Melhor Comédia Europeia estão três filmes que ainda não chegaram a Portugal: En Man Som Heter Ove, de Hannes Holm, Er Ist Wieder Da, de David Wnendt e La Vache, de Mohamed Hamidi.

Vê trailer de Fogo no Mar

Entre os Melhores Documentários estão: 21 X Nowy Jork, de Piotr Stasik, A Family Affair, de Tom Fassaert, Fogo no Mar, de Gianfranco Rosi, The Land of the Enlightened, de Pieter-Jan de Pue, Mr. Gaga, de Tomer Heymann, S Is for Stanley – Trent’Anni Dietro al Volante per Stanley Kubrick, de Alex Infascelli.

Vê trailer de Psiconautas, Los Niños Olvidados

Candidatos a Melhor Filme de Animação estão três nomeados: Ma Vie de Courgette, de Claude Barras, Psiconautas, Los Niños Olvidados, de Pedro Rivero e Alberto Vázquez,  La Tortue Rouge, de Michael Dudok de Wit, os dois últimos pelo menos estreados na Monstra e Motel X.

Fogo no Mar

Por último o Prémio FIPRESCI da crítica internacional referente a Primeira Obra/Descoberta Europeia, tem igualmente cinco filmes nomeados: Câini, de Bogdan Mirica, Hymylievä Mies, de Juho Kuosmanen, Jajda, de Svetla Tsotsorkova, Liebmann, de Jules Herrmann e Sufat Chol, de Elite Zexer.

‘…Pierce Brosnan vai ser distinguido com um Prémio Honorífico Pela Sua Contribuição no Cinema Mundial…’

O actor irlandês Pierce Brosnan vai ser distinguido com um Prémio Honorífico Pela Sua Contribuição no Cinema Mundial, o veterano argumentista Jean-Claude Carrière vai receber o Prémio de Carreira e Leontine Petit vai receber Prémio EURIMAGES 2016 de Co-Produção Europeia.  Nesta cerimónia vão ser entregues os Prémios técnicos já anunciados para: o director de arte Benoît Barouh (França), director de som Dean Humphreys (Reino Unido), caracterizador Waldemar Pokromski (Polónia) e o compositor Giuliano Taviani (Itália).

‘…para anunciar e apresentar os vencedores nas vinte e duas categorias dos EFA, vão estar ainda muitas estrelas e realizadores europeus…’

Na gala desta 29º edição dos Prémios da Academia Europeia de Cinema, realizada em Breslavia, Capital Europeia da Cultura 2016, para anunciar e apresentar os vencedores nas vinte e duas categorias dos EFA, vão estar ainda muitas estrelas e realizadores europeus: as actrizes Veerle Baetens (Bélgica), Cécile de France (Bélgica), Aistė Diržiūtė (Lituânia), Malin Levanon (Suécia), Pilar Lopez de Ayala (Espanha), Ángela Molina (Espanha), Maja Ostaszewska (Polónia), Ludivine Sagnier (França) e Kasia Smutniak (Polónia);

Psiconautas, Los Niños Olvidados

…e os seus colegas masculinos Numan Acar (Alemanha), Carlos Areces (Espanha), Liam Cunningham (Irlanda), Marwan Kenzari (Holanda), Daniel Olbrychski (Polónia) e Tom Wlaschiha (Alemanha). No placo vão estar ainda Wim Wenders, Presidente da Academia Europeia de Cinema, e os realizadores Susanne Bier (Dinamarca), Volker Schlöndorff (Alemanha), Małgorzata Szumowska (Polónia), e o lendário compositor polaco Zbigniew Preisner.

Pierce Brosnan

A cerimónia inclui ainda o compositor irlandês Stephen Rennicks, a actriz espanhola Adriana Ugarte, e os actores Christian Berkel (Alemanha), Dave Johns (Reino Unido)  e Trystan Pütter (Alemanha), padrinhos dos nomeados aos EFA 2016.

‘Os EFA surgiram em 1989 como alternativa aos Óscares de Hollywood e foram impulsionados por  Wim Wenders e o sueco Ingmar Bergman.’

Os EFA surgiram em 1989 como alternativa aos Óscares de Hollywood e foram impulsionados por 40 cineastas europeus, entre eles Wim Wenders e o sueco Ingmar Bergman. Chamaram-se primeiro Felix, mas depois de uns anos passaram a ter a denominação neutra de EFA-European Film Awards ou Prémios do Cinema Europeu, os mais prestigiados do Velho Continente.

José Vieira Mendes

Jornalista, crítico de cinema e programador. Licenciado em Comunicação Social, e pós-graduado em Produção de Televisão, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É actualmente Editor da Magazine.HD (www.magazine-hd.com). Foi Director da ‘Premiere’ (1999 a 2010). Colaborou no blog ‘Imagens de Fundo’, do Final Cut/Visão JL , no Jornal de Letras e na Visão. Foi apresentador das ‘Noites de Cinema’, na RTP Memória e comentador no Bom Dia Portugal, da RTP1.  Realizou os documentários: ‘Gerações Curtas!?’ (2012);  ‘Ó Pai O Que É a Crise?’ (2012); ‘as memórias não se apagam’  (2014) e 'Mar Urbano Lisboa (2019). Foi programador do ciclo ‘Pontes para Istambul’ (2010),‘Turkey: The Missing Star Lisbon’ (2012), Mostras de Cinema da América Latina (2010 e 2011), 'Vamos fazer Rir a Europa', (2014), Mostra de Cinema Dominicano, (2014) e Cine Atlântico, Terceira, Açores desde 2016, até actualidade. Foi Director de Programação do Cine’Eco—Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela de 2012 a 2019. É membro da FIPRESCI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *