Tudo sobre a nova sala de cinema do Tribeca Festival Lisboa e a programação revelada
No final da tarde de dia 8 de setembro foi conhecemos o programa oficial do palco “The Theater”, num evento no icónico Teatro Ibérico, em Lisboa. Este é, então, um novo palco do Tribeca Film Festival, situado a menos de dez minutos a pé do recinto principal, no Unicorn Factory.
Esta nova aposta surgiu da necessidade de encontrar um novo espaço para visionamento de filmes, durante o Festival, que fosse mais cómodo para o público e apropriado à apresentação de cinema.
Este espaço do Festival é patrocinado pela Toyota e o Teatro Iberico é um local ainda mais curioso, uma vez que foi uma antiga igreja, a Igreja do Convento de Xabregas. Assim, devido às excelentes condições de acústica do espaço, a sala é atualmente utilizada para teatros, concertos e, a partir de 30 de outubro, para visionamento de grandes filmes.
Durante o evento estiveram presentes os criadores e alguns atores dos filmes e séries que vão fazer parte da programação deste palco, durante o Festival. Rui Pedro Tendinha é curador desta edição do Tribeca Festival Lisboa e foi o moderador da conversa, onde revelaram o seguinte programa.
30 de outubro no Tribeca Festival Lisboa
A programação do “The Theater” arranca no dia 30 de outubro pelas 14h30, com o filme “Charliebird”, de Libby Ewing. Este filme, que venceu o Festival de Cinema Americano, acompanha uma musicoterapeuta e é ambientado no Texas.
Logo em seguida, pelas 17h30, passa “Ritas”, de Oswaldo Santan e Karen Harley, um documentário que apresenta a última e entrevista da cantora Rita Lee. Por fim, durante a noite, pelas 21h30, chega “A Memória do Cheiro das Coisas, de António Ferreira.
O ator português José Martins, venceu o prémio de Melhor Ator, no prestigiado Festival de Cinema de Xangai, precisamente pelo seu papel neste filme.
31 de outubro
@mhdmagazinehd Novidades sobre a segunda edição do festival em Portugal 🎦🎞️ #tribecafilmfestival #premiere #filmfestival #cinema #fyp ♬ оригинальный звук – julia౨ৎ˚
No dia seguinte, a programação começa de novo pelas 14h30, agora com “Are We Good”, de Steven Feinartz. Segue-se “Terra Vil”, de Luís de Campos, às 17h30. Esta é a primeira longa metragem do realizador, definido como um drama sobre a sobre a masculinidade tóxica.
Nesse mesmo dia chega ao Tribeca Festival Lisboa uma novidade muito aguardada pelo público português. Falamos do regresso da série “Lua Vermelha”, que originalmente terminou no ano de 2012. A série chega, agora, com novas personagens, uma nova geração de atores, que se junta a algumas personagens da história original.
1 de outubro
No útlimo dia de Festival, “The Teacher’s Gift”, de Artur Ribeiro, chega ao palco do Teatro Ibérico às 14h30. Já às 17h30 é hora de conhecer “Honeyjoon”, de Lilian T.Mehrel. O ator português José Condessa interpreta uma das personagens do filme, que abriu o Tribeca Festival em Nova Iorque este ano.
Por fim, o filme que encerra a programação neste novo palco do Tribeca Festival Lisboa é “Match”, de Duarte Neves. Assim, o filme conta com Paul S. Tracey, Alexandra Lencastre, Rodrigo Soares, Guilherme Filipe, Sandra Barata Belo e Margarida Bakker nos papéis principais.