© Element Pictures

Esta memorável série com Daisy Edgar-Jones e Paul Mescal acaba de chegar à RTP Play

Com a apresentação da nova grelha da RTP para a rentrée na passada segunda-feira 17 de setembro, várias novidades estão a caminho. Nesse sentido, o canal público está também a investir na sua plataforma online: RTP Play. Assim, foram disponibilizadas algumas séries nacionais e internacionais inéditas. Uma delas é “Pessoas Normais” (2020, Catherine Magee).

“Pessoas Normais” é uma minissérie inglesa de 12 episódios lançada originalmente na BBC Three em 2020. Nessa altura, a BBC Three existiu apenas como plataforma digital, algo que aconteceu entre 2016 e 2022. Assim, a série foi logo disponibilizada na íntegra a 26 de abril de 2020. Trata-se de uma série romântica sobre a difícil relação entre Marianne (Daisy Edgar-Jones) e Connell (Paul Mescal).

Lê Também:
Paul Mescal: Melhores filmes e séries da estrela de Gladiador 2

Até quando posso ver Pessoas Normais?

Daisy Edgar-Jones
Daisy Edgar-Jones, “Normal People” © HBO Max

A minissérie “Pessoas Normais” foi disponibilizada esta semana pela RTP Play. O visionamento da mesmo está restrito a Portugal pelo que, se estiveres fora do país, não terás acesso à série. Estando disponível na RTP Play consegues ver a série de forma totalmente gratuita.

Em relação à duração temporal em que “Pessoas Normais” vai estar disponível na RTP Play, neste momento, não sabemos. Contudo, sendo uma série estrangeira e havendo um tempo limite na disponibilização dos direitos da série, é melhor aproveitares enquanto ainda está disponível pois pode não ser assim tanto tempo quanto isso. Como exemplo, as séries exibidas pela RTP2, em geral ficam disponíveis, no máximo, até 3 meses após a exibição; isso em casos muito específicos uma vez que, muitas vezes, é apenas uma semana. Assim, aproveita enquanto podes!

“Pessoas Normais” chegou a fazer parte do catálogo da HBO Max em Portugal e teve igualmente exibição no canal de cabo AMC. Contudo, neste momento, está apenas disponível na RTP Play e de forma totalmente gratuita! Ou seja, a série não é totalmente inédita no nosso país mas, agora, chega a um público bastante mais alargado.

Lê Também:
5 minisséries baseadas em histórias reais atualmente no Streaming

Qual é a narrativa da série?

Paul Mescal em Normal People
© HBO MAX

Baseada no romance best-seller homónimo de Sally Rooney, “Pessoas Normais” retrata a história de amor entre Marianne e Connell. Num romance que começa no secundário e se prolonga na universidade, eles são dois jovens muito diferentes e com origens sociais distintas.

Marianne é tímida e isolada. Já Connell é popular e atleta, apesar de sofrer de ansiedade. Começam a sua relação no último ano do secundário. A certa altura, a mãe de Marianne, Denise, contrata Lorraine, a mãe de Connell, como empregada doméstica. A relação dos dois jovens vai sofrer e ficar tensa à medida que iniciam o ensino superior na Universidade de Trinity em Dublin. Ao longo da narrativa a relação de Marianne e Connell marca-se por fins e recomeços constantes.

Depois da estreia no Reino Unido, a série teve ainda lançamento nos E.U.A. através da plataforma de streaming Hulu. Além disso, teve igualmente passagem na Irlanda no canal público RTÉ One, portanto, em emissão linear.

Apesar de ter um percurso muito mais digital, no streaming, “Pessoas Normais” é uma série com um percurso bastante reconhecido. Tem uma aprovação de 91% pela crítica e 92% pelo público, de acordo com o site especializado Rotten Tomatoes. Além disso, esteve nomeada para dezenas de prémios, vencendo, por exemplo, o BAFTA de melhor ator (Paul Mescal).

Lê Também:
5 verdadeiras pérolas da TV para ver na Netflix

Que outras séries podes ver na RTP Play?

Assuntos Internos
© Radio Televisión Española (RTVE)

Normalmente, tudo o que passa nos canais lineares da RTP fica também disponível na RTP Play. Assim, as séries estrangeiras mais representativas do catálogo são, efetivamente, as que tiveram exibição na RTP2.

Contudo, esta semana, a RTP Play surgiu com uma importante novidade: o hub dedicado em exclusivo às séries. E, logo em primeira linha, surgem as séries “Exclusivas RTP Play”. Se já dei aqui conta do lançamento da série portuguesa “Situações Delicadas” (2025, Diogo Lopes), mas a oferta não se fica por aqui.

Neste separador, foram lançadas várias séries internacionais que, inclusivamente, nunca tiveram qualquer exibição na televisão! Assim, para além de “Pessoas Normais”, podes ver na RTP Play séries como a polaca “Black Daisies” (2023, Mariusz Palej) – também inicialmente lançada apenas no digital -, a comédia inglesa “Não Há Pai Que Aguente” (2024, Danielle Ward) – também da BBC Three – ou a espanhola “Assuntos Internos” (Pedro García Ríos e Rodrigo Martín) – exibida na La 1 da RTVE.

Pessoalmente, considero esta estratégia da RTP interessante mas perigosa. É verdade que estamos cada vez a fugir mais do visionamento de canais de televisão em direto. Contudo, a janela da televisão linear ainda é fundamental para chegar a todos os públicos, até porque está mais “à mão”. Assim, o complemento do online que a televisão pública faz com as séries da RTP2 ainda é importante. Esperemos que estas séries também venham a ser exibidas, por exemplo, na RTP2…


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *