3 filmes para ver nas salas de cinema esta semana (18/09)
Esta semana marca o aguardado lançamento de três especiais filmes nos cinemas portugueses, todos com estreia agendada para hoje. “Uma Grande, Corajosa e Bela Viagem” traz um toque de fantasia romântica de um ótimo realizador e com grandes estrelas, enquanto “Criadores de Ídolos” representa o thriller nacional, ao abordar a fama e o poder nos bastidores da sociedade portuguesa (de forma ficcional, claro!). “April”, por sua vez, destaca então o drama sensível da georgiana Dea Kulumbegashvili, explorando temas sociais e existenciais do quotidiano feminino.
Descobre mais sobre estes filmes connosco aqui!
Uma Grande, Corajosa e Bela Viagem
“Uma Grande, Corajosa e Bela Viagem“, realizado por Kogonada (anteriormente conhecido por um grande filme, “Columbus”, e “After Yang”), é um romance com toques de fantasia protagonizado por duas superestrelas: Margot Robbie e Colin Farrell. O filme tem ainda participações de Jodie Turner-Smith, Kevin Kline e Phoebe Waller-Bridge (Fleabag).
No filme, Sarah e David, ambos solteiros, encontram-se por acaso no casamento de um amigo comum. Após o evento, durante uma viagem juntos, acabam guiados por um GPS até uma porta vermelha misteriosa. Esta leva-os assim a momentos marcantes do passado, oferecendo-lhes a oportunidade de revisitar escolhas, arrependimentos e novas possibilidades para o futuro.
Criadores de Ídolos
“Criadores de Ídolos” é um filme português realizado por Luís Diogo, que usa o suspense para explorar os bastidores do culto da fama. A história acompanha Sofia, uma jovem determinada a ser a primeira mulher na misteriosa Ordem dos Criadores de Ídolos, uma sociedade secreta responsável por transformar figuras públicas em ícones históricos através das suas mortes.
Para conquistar o seu lugar, Sofia enfrenta então o dilema de planear o assassinato de uma celebridade, levantando reflexões sobre os limites da moralidade. O elenco inclui vários nomes já conhecidos pelo português como Rafaela Sá, José Fidalgo, Ricardo Carriço, Virgílio Castelo e Oceana Basílio (que têm presença regular na televisão de cinema nacionais). O filme já foi premiado internacionalmente, com destaque para o prémio de Melhor Longa-Metragem no Cobb International Film Festival (com o título traduzido para “Idolmakers”), nos Estados Unidos da América. Passou, adicionalmente, pelo festival português FantasPorto.
April
“April“, da realizadora georgiana Dea Kulumbegashvili, é um drama tenso que explora as complexidades morais e existenciais enfrentadas por Nina. Esta personagem principal é uma obstetra num hospital remoto do leste da Geórgia. Após a morte de um recém-nascido durante o parto, Nina torna-se alvo de suspeitas e rumores de que realiza abortos ilegais, obrigando-a assim a ser alvo de investigação enquanto encara os prejuízos socioculturais e sexistas enraizados na sua comunidade.
O elenco inclui Ia Sukhitashvili, Kakha Kintsurashvili e Merab Ninidze, com destaque para a autenticidade das suas interpretações. Recebendo prémios nos festivais de Veneza e de San Sebastián, é uma obra arrojada que desafia convenções. Em Portugal, passou também pelo IndieLisboa, na edição do festival de cinema deste ano, na secção Rizoma. Foi então alvo de grandes elogios.
Planeias ver algum destes filmes nas salas de cinema a partir de hoje? Qual destes filmes queres ver mais?