Os 5 thrillers mais originais do cinema disponíveis atualmente no Streaming
O thriller é um género cinematográfico que vive da tensão, do mistério e das reviravoltas. Assim, quando esses elementos são usados em excesso, podem facilmente tornar a história previsível.
Contudo, por vezes surgem filmes que desafiam as regras do jogo, que reinventam estruturas narrativas, subvertem expectativas e surpreendem o espectador. Hitchcock, Christopher Nolan, Jordan Peele ou David Fincher, são alguns dos realizadores que conseguem trazer esta originalidade ao género.
Shutter Island (HBO MAX)
Realizado por Martin Scorsese e protagonizado por Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e Ben Kingsley, Shutter Island segue o detetive Teddy Daniels, enviado para investigar o desaparecimento de uma paciente num hospital psiquiátrico, isolado numa ilha.
À medida que a investigação avança, acompanhamos Teddy começar a duvidar da sua própria sanidade e das intenções de quem o rodeia. O que torna esta narrativa original é o facto de termos um narrador não confiável e uma estrutura ilusória e enganadora.
Parasite (Filmin)
Vencedor da Palma de Ouro em Cannes e do Óscar de Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento Original e Melhor Filme Internacional, “Parasite” é um marco histórico de Bong Joon-ho.
A história acompanha a família Kim, que vive em condições precárias. Contudo, encontram uma forma de se infiltrarem, como empregados, na casa de uma família rica.
O que começa como uma comédia e sátira social transforma-se num thriller intenso sobre desigualdade, ambição e violência. A originalidade de “Parasite” está, então, na sua mistura de géneros e na mudança gradual de tom.
Memento (Filmin)
“Memento” é o primeiro grande sucesso de Christopher Nolan, que também coloca o protagonista Guy Pearce no mapa de Hollywood. Assim, o filme acompanha Leonard Shelby, um homem com amnésia de curto prazo que tenta descobrir quem assassinou a sua mulher.
O filme recebeu duas nomeações para os Óscares (Melhor Argumento Original e Melhor Edição) e tem uma estrutura temporal inversa, sendo contado de trás para a frente. Assim, Christopher Nolan transforma a própria narrativa num quebra-cabeças, tanto para a personagem, como para o espectador.
The Prestige (HBO Max)
Em seguida temos mais Christopher Nolan, uma vez que é um realizador muito popular por apresentar estruturas não lineares e histórias originais. “The Prestige” tem um elenco de luxo, formado por Hugh Jackman, Christian Bale, Scarlett Johansson e Michael Caine
O filme acompanha a rivalidade obsessiva entre dois ilusionistas no final do século XIX. Cada um tenta ultrapassar constantemente o outro, não olhando a meios e não medindo consequências.
“The Prestige” recebeu duas nomeações para os Óscares (Melhor cinematografia e Melhor Design de Produção). O filme é construído como um truque de magia, dividido em três atos e a manipulação narrativa é o seu verdadeiro espetáculo. Pois, tal como as personagens, os espectadores são enganados até ao último instante.
Pulp Fiction (Prime Video)
Por fim, destacamos um thriller que influenciou muito o cinema indie dos anos 90 e o que estava por vir nos próximos anos. “Pulp Fiction” entrelaça várias histórias de crime, violência e redenção no submundo de Los Angeles.
Tem realização de Quentin Tarantino e John Travolta, Uma Thurman, Samuel L. Jackson e Bruce Willis nos papéis principais.
Venceu a Palma de Ouro em Cannes e o Óscar de Melhor Argumento Original, reinventando o género de thriller criminal através da narrativa fragmentada e não linear, do diálogo estilizado e da mistura de humor com violência gráfica.