Nova série com Maria João Pinho, inspirada em factos reais, estreia dentro de dias na RTP1
Com a rentrée depois das férias de Verão, a RTP tem estado recheada de novidades! Da nova janela dedicada às séries na RTP Play ao lançamento do novo canal RTP Notícias (em substituição da RTP3), há, pois, também uma nova série portuguesa para veres: “Casa Abrigo” (2025, Márcio Laranjeira).
Esta nova obra inspira-se em várias histórias verídicas. Conta no seu elenco com nomes como Maria João Pinho, Leonor Silveira, Ana Sofia Martins, Filomena Gigante, Rita Cabaço e Carloto Cotta.
Qual é a narrativa de Casa Abrigo?
Em certa medida, “Casa Abrigo” é uma série antológica. Assim, cada episódio é focado numa mulher protagonista diferente. Ao longo desta história, acompanhamos a vida de Vera (Maria João Pinho), Madalena (Leonor Silveira), Conceição (Filomena Gigante) e Gabriela (Rita Cabaço), todas elas vítimas de violência doméstica numa Casa de Abrigo.
Entre elas, as quatro mulheres tentam juntas reerguer-se para conquistar a sua independência e voltarem a sentir-se seguras nas suas vidas.
Além das quatro mulheres, há também o olhar fundamental de Joana (Ana Sofia Martins), a psicóloga que as acompanha.
Apesar de ser uma obra de ficção, “Casa Abrigo” é uma janela para retratar uma dura realidade das mulheres vítimas de violência doméstica, através de uma partilha pessoal e testemunhos únicos.
Quando estreia Casa Abrigo?
A saber, “Casa Abrigo” é uma minissérie composta por seis episódios e chega à RTP1 já na noite de segunda-feira 27 de outubro.
Antes da passagem televisiva, a série fez parte da secção Rizoma do IndieLisboa de 2025 onde foram exibidos os dois primeiros episódios no dia 11 de maio na Culturgest.
Depois da exibição na televisão, a série ficará igualmente disponível de forma gratuita na RTP Play.
O que diz o IndieLisboa sobre a série?
O programador do IndieLisboa Miguel Valverde elogia a força do real presente na série “Casa Abrigo”: “Como o nome pode antecipar, nesta mini-série vai falar-se de violência doméstica, de mulheres (sobretudo elas), que têm de ter coragem para denunciar o crime e, ao mesmo tempo, fugir do agressor. (…) A série segue um grupo de mulheres que se conhece na casa, trazendo actrizes como Maria João Pinho, Leonor Silveira e Rita Cabaço que interpretam diferentes mulheres, todas com historial de violência. Ao contrário da maioria dos filmes e séries que podem querer exercitar a pena, este exercita a força, a coragem e a assunção do medo. Tudo porque se sente que esta história é tão real, que nos atropela de frente.”
Já viste as novidades da RTP Play?
Enquanto aguardas a estreia de “Casa Abrigo”, convido-te a veres outras séries disponibilizadas pela RTP. Isto porque, com a estreia da série portuguesa “Situações Delicadas” (2025, Diogo Lopes) no passado dia 15 de setembro em exclusivo na RTP Play, a empresa pública lançou um novo separador dedicado às séries na sua plataforma gratuita.
Assim, nessa semana, a RTP Play lançou várias séries internacionais em exclusivo. Além da série portuguesa, o grande trunfo da RTP foi o lançamento de “Pessoas Normais” (2020, Catherine Magee). No entanto, as novidades não ficaram por aí e outras séries foram disponibilizadas como “Black Daisies” (2023, Mariusz Palej), “Big Mood – Oito ou Oitenta” (2024-, Camilla Whitehill), entre outras. Depois disso, todas as semanas uma nova série tem sido lançada em exclusivo. Esta semana foi a vez da série inglesa do Channel 5 “Ouvinte em Linha” (2024, Diarmuid Goggins).
Ou seja, enquanto não estreia “Casa Abrigo”, porque não dás uma espreitadela às grandes séries que a RTP Play te oferece de forma totalmente gratuita?