© RTP

Cavalos de Corrida, primeiras impressões

É a terceira ficção que a RTP lança este ano. “Cavalos de Corrida” reflete os problemas do presente no passado.

A RTP começou o ano da melhor maneira, com a estreia da sua terceira ficção, “Cavalos de Corrida”. Com um elenco diversificado, que junta atores de várias gerações, a série da RTP, a qual se junta também a Ukbar Filmes, “Cavalos de Corrida” mostra-nos um conjunto de personagens com as mesmas questões e problemas do século XXI. No entanto, ao estilo dos filmes dos anos 80, e com algum crime à mistura, as soluções que vamos encontrar poderão ser perigosas.

Começando pela caracterização, vamos rapidamente entrar no espírito dos anos 80, onde abundava os fartos bigodes e a indumentária colorida. Além disso, certos maneirismos, ou apenas a forma como se posicionam, utilizados pelo-os atores são típicos dessa época. Sempre com cigarro numa mão, e com uma cerveja noutra, vamos ver o clássico, e por vezes estereotipado Portugal dos anos 80. No entanto, até certo ponto torna-se cómico, sobretudo tendo em conta a banda sonora utilizada, que recorre fortemente aos sons electrónicos liderados pelo sintetizador. É possível compreender as influências de filmes da época, que além desses aspetos acima mencionados, utilizam zooms e grandes planos com bastante frequência. Por exemplo, numa das cenas iniciais, quando Dora (Filipa Areosa) visita uma das potenciais casas para assaltar, somos conduzidos no possível golpe através da música.

Cavalos de Corrida
© RTP

No que diz respeito às personagens, vamos conhecer um conjunto de pessoas com personalidades fortes, mas uma vez mais, está na ténue linha do estereotipo. Domingos (Tomás Alves), o homem da casa, que do lado oposto está Olinda (Teresa Tavares), a mulher frágil que fica à espera do marido/namorado, que por sua vez tem uma relação extraconjugal com Dora. Sem saber o que fazer, Domingos mantém uma relação com ambas. No primeiro episódio, conhecemos ainda Augusto (João Vicente) e a sua mulher Lúcia (Maria João Pinho), e Orlando (Miguel Guilherme), que mudará a vida de todas as personagens. Retratado há quarenta anos atrás, podemos rever algumas questoes dessa época, com problemas financeiros e dificuldade em adquirir casa. Apesar do primeiro episódio dar a conhecer algumas das personagens da série, fica um pouco à aquém do que poderíamos realmente conhecer das personagens, sobretudo no triângulo amoroso de Domingos, Olinda e Dora. Ainda assim, a forma como o primeiro episódio acaba vai criar as ligações para o resto da narrativa.

“Cavalos de Corrida” é nova série ficcional da RTP, que junta um elenco multifacetado, numa narrativa que nos deixará curiosos com o que virá a seguir. Estreia amanhã, dia 22 de Fevereiro às 21h, e a todas as quartas-feiras seguintes.

TRAILER | CAVALOS DE CORRIDA É A NOVA APOSTA DA RTP

Já marcaste na agenda? O que achaste da história?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *