Estas são as 3 grandes estreias desta semana nos cinemas (9 – 15 de outubro)
Esta semana destaca-se pelo lançamento simultâneo de três filmes de referência nos cinemas portugueses. “TRON: Ares”, “O Beijo da Mulher-Aranha” e “Sombras” e marcam presença nas salas portuguesas ao lado das reposições especiais de “A Noiva Cadáver”, de Tim Burton, e “Três Irmãos”, de Teresa Villaverde.
Descobre mais sobre estes títulos aqui connosco!
TRON: Ares
“TRON: Ares” é a terceira entrada na conhecida saga de ficção científica da Disney. O filme, realizado por Joachim Rønning, apresenta Jared Leto no papel de Ares, um sofisticado programa digital que cruza pela primeira vez a fronteira entre o mundo virtual e o mundo real, estabelecendo contacto direto com a humanidade. O elenco inclui ainda Greta Lee, Evan Peters, Gillian Anderson, Jodie Turner-Smith, Hasan Minhaj, Cameron Monaghan, Arturo Castro e Jeff Bridges. O último regressa ao interpretar Kevin Flynn, figura histórica da saga. Destaca-se ainda a soundtrack dos Nine Inch Nails.
No enredo, Ares é criado para inaugurar uma nova era na relação entre humanos e máquinas, mas a sua missão revela perigos inesperados resultantes de uma inteligência artificial altamente avançada. O filme regressa ao universo visual marcado por luzes de néon, efeitos digitais e uma banda sonora eletrónica, abrindo discussão para os novos desafios e possibilidades da tecnologia. Produzido pela Walt Disney Pictures, o filme tem 118 minutos e foi gravado em Vancouver, preparando-se para sessões IMAX nos principais cinemas do país.
O Beijo da Mulher-Aranha
“O Beijo da Mulher-Aranha” (“Kiss of the Spider Woman”) é uma produção anglo-americana dirigida por Bill Condon, baseada no romance de Manuel Puig e no musical de Terrence McNally. O argumento junta os nomes de Condon, McNally e do próprio Puig, adaptando para o grande ecrã a história de Valentín, um preso político, e Molina, um vitrinista condenado por atentado ao pudor. Na cela, surge uma ligação improvável, narrada através das memórias e fantasias de Molina com a diva de Hollywood Ingrid Luna.
O elenco principal inclui Tonatiuh, Diego Luna, Jennifer Lopez e Josefina Scaglione. Estes são acompanhados por Tony Dovolani, Bruno Bichir e Aline Mayagoitia. A produção é de Tom Kirdahy, Barry Josephson, Greg Yolen e Matt Geller, garantindo uma abordagem dramatizada, musical e visualmente forte para um dos romances políticos mais notórios do século passado.
Sombras
A grande estreia nacional da semana é “Sombras”. O filme é de Jorge Cramez, com argumento de Rita Benis, e com Alexandre Oliveira na produção. No centro do enredo do filme está Marta e Jaime, um casal que troca o ritmo cidade-praia pela tranquilidade rural, até ao dia em que o vizinho pede ajuda para cuidar da filha Beatriz. A presença da criança desencadeia uma série de eventos inexplicáveis, marcando o filme com atmosfera suspensa entre o drama psicológico e o terror. O elenco tem Victoria Guerra, Pedro Lacerda, Dinis Gomes e Catarina Machado nos papéis principais.
Reposições de destaque
O clássico de animação “A Noiva Cadáver” regressa ao circuito nacional para assinalar vinte anos desde o seu lançamento original. Há sessões comemorativas entre 9 e 15 de outubro em várias salas. O filme de Tim Burton, nomeado ao Óscar de Melhor Filme de Animação, permanece um marco pela sua estética gótica e narrativa sobre amor e aceitação no pós-morte.
“Três Irmãos”, de Teresa Villaverde, volta também às salas restaurado digitalmente pela Cinemateca Portuguesa. O filme estreou originalmente em 1994 e regressa com sessões especiais em Lisboa, Porto e Coimbra. Isto inclui apresentações com a realizadora e a atriz Maria de Medeiros. Reconhecido internacionalmente e premiado em Veneza, a obra reforça assim o estatuto do trabalho autoral de Villaverde no panorama nacional.