Apagão cibernético deita centenas de sites e apps abaixo, incluindo o Reddit
A semana começa com centenas de websites e apps em baixo, num “apagão cibernético” que complica a vida a milhares de profissionais por todo o mundo, bem como a utilizadores comuns da internet. Falamos de serviços como o IMDB, Reddit, Canvas, Goodreads, PIXLR, e até jogos como o Duolingo, Roblox e Fortnite.
Qual a causa do apagão cibernético desta segunda?
À primeira vista, não é fácil perceber o determinante comum de todos os estes sites e apps. Contudo, fontes como o The Independent e a CNBC apontam para que o problema esteja relacionado com os serviços da Amazon Web Services (AWS).
O AWS é uma plataforma de cloud criada pela Amazon para auxiliar as empresas. O serviço oferece infraestrutura como, por exemplo, armazenamento, servidores, bases de dados, sistemas de segurança, e ferramentas de inteligência artificial, entre outros.
Isto torna o Amazon Web Services responsável pelo funcionamento de centenas e milhares de websites e apps, resultando num apagão cibernético de escala mundial.
Quando começaram os problemas?
Ao momento desta notícia, existem ainda diversos sites e apps em baixo, e o problema parece ter começado por volta das 8h00 (hora de Portugal Continental). Pelas 11h00, a Amazon confirmou que a causa tinha sido detetada e resolvida, no entanto, alguns erros e lentidão continuam a ser sentidos pelos utilizadores.
Em comunicado a Amazon explica: “Continuamos a observar a recuperação da maioria dos serviços AWS afetados. Podemos confirmar que serviços e ferramentas globais que usam o US-EAST-1 também já recuperaram. Continuamos a trabalhar para a completa resolução do problema e iremos providenciar novidades assim que tivermos mais informações para partilhar”.
O apagão cibernético foi causado por um ataque hacker?
Apesar de algumas suposições online, a verdade é que não existem quaisquer provas de que o apagão tenha causas num ataque hacker. Existem diversas possíveis causas, desde atualizações do sistema com bugs, a um outro erro humano.