© Fanatec

O melhor Racing Setup da história?

O Fanatec ClubSport GT é um sonho para os gamers de simuladores de corridas

O Fanatec ClubSport GT Cockpit é um cockpit de sim racing em tubo de aço, posicionado no segmento premium e concorre diretamente com rigs de perfil em alumínio. Com um preço perto dos mil euros e que fica ainda mais caro depois de totalmente equipado, este não é um setup barato. E claro, não é perfeito, mas a verdade é que é muito bom, leva-nos para um novo nível de experiência em casa e dificilmente quererão outra coisa depois de experimentarem. Aqui o objetivo é oferecer mais versatilidade e facilidade de ajuste do que a maioria dos cockpits tubulares concorrentes. Consegue? Sim! Faz a diferença? Claramente!

Pub

A estrutura central apresenta-se sólida e com acabamento preto fosco, transmitindo uma sensação de rigidez quando totalmente montada. As instruções são claras, bem ilustradas e acompanhadas por um guia em vídeo, facilitando o processo de montagem. No entanto, a experiência acaba por ser prejudicada por problemas práticos, simplesmente porque é tudo muito pesado para uma pessoa montar sozinha. Ainda bem que é pesado, porque o torna mais sólido e estável, mas a montagem, se estiverem sozinhos, vai demorar um bocado. No entanto, tendo em conta o que depois teremos, vale a pena o esforço.

Totalmente ajustável

Embora a estrutura principal seja resistente, vários componentes críticos — incluindo o suporte do volante, a bandeja dos pedais e o suporte do banco — utilizam aço mais fino para que o peso final não seja absurdamente alto. Este detalhe é especialmente notório com bases de volante potentes e pedais load cell, reduzindo a precisão do force feedback e comprometendo a rigidez global da plataforma, o que não sendo um grande problema, nota-se que houve um esforço para tornar algumas partes mais leves.

Apesar disso, o grande destaque do cockpit está na sua ajustabilidade. Tanto o banco, como os pedais e o suporte do volante podem ser ajustados sem recurso a ferramentas, através de um sistema de rolamentos internos que permitem mudanças rápidas e suaves. Esta característica torna o cockpit especialmente indicado para configurações partilhadas entre vários utilizadores, como famílias com crianças ou setups com diferentes posições de condução. Tudo isto torna muito fácil passamos de uma posição de condução normal ou de rali, para, por exemplo, F1. Simples e rápido, principalmente para famílias grandes.

 

Lê Também:
Os 5 computadores portáteis gaming ao melhor preço na Amazon

A experiência de condução revela-se funcional e intuitiva, graças a mecanismos de ajuste bem concebidos, embora a utilização de chapas mais finas introduza alguma flexão que compromete o excelente conceito base. O banco de concha fixa tem um bom design e é confortável, mas pode faltar rigidez a utilizadores que queiram algo mais forte. Pelo meio, podemos adicionar uma base para computador ou consola, base extras para teclados e ratos ou até aumentarmos o número de monitores, podendo chegar a 4, para uma experiência realmente intensa, mas que a mais espaço em casa.

Pub

No fim, o Fanatec ClubSport GT Cockpit apresenta-se como uma solução bem pensada em termos de design e extremamente versátil no que toca à ajustabilidade, e mesmo sendo mais pesado do que cockpits de alumínio, a verdade é que toda a facilidade de uso e pequenos detalhes acabam por fazer a diferença, até na gestão de cabos. Claro que não é perfeito e existem detalhes que gostava que fossem diferentes, mas no fim o que conta é a experiência, e aí é fantástico. É para todos? Depende de vários fatores, como carteira, espaço em casa ou se querem algo mesmo muito rígido e profissional. Para esses casos, existem outras opções no mercado que também fazem sentido. Mas se querem algo prático, que facilmente se adapta ao estilo de diferentes jogos de condução, ou se for usado por mais do que um jogador, então esta é a escolha certa.

Mas há muito mais para se ver neste produto. Para saberes tudo, vê o nosso vídeo já a seguir e decide se este racing setup é para ti.

Pub


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *