Banco de Portugal lança alerta para novas fraudes com o MB Way
O mundo está cada vez mais digital, levando grande parte dos consumidores a apostar em plataformas de compra e venda de artigos online. Assim, serviços como o Vinted e OLX têm vindo a crescer nos últimos anos, facilitando a transação de bens entre consumidores.
O Vinted e OLX são serviços de grande utilidade entre os portugueses, permitindo a comercialização de produtos em segunda mão, se forma simples e descomplicada. Além disso, permite ainda aos consumidores alcançar uma grande variedade de produtos a preços mais baixos.
No entanto, com o aumento da utilização destas plataformas, começaram também a surgir novas burlas. Desta forma, o Banco de Portugal veio agora alertar os consumidores para alguns dos maiores perigos que estão a correr ao utilizar estes serviços.
Banco de Portugal: Como opera a fraude?

Atualmente, o MB Way tem-se revelado a principal fonte de fraude em transações nestas plataformas. Assim, o Banco de Portugal alerta para o facto de que muitos burlões se fazem passar por compradores, propondo pagamentos através do MB Way.
Em seguida, o burlão pode utilizar dois métodos distintos, dependendo da destreza do vendedor com a aplicação do MB Way. Assim, se o vendedor não está familiarizado com o serviço MB Way, o burlão pede que associe o número dele à transação, passando a ter acesso à conta bancária. No entanto, quando a vítima conhece o serviço, o burlão tende a manipular o vendedor utilizando a função “Pedir dinheiro”, em vez do “Enviar dinheiro”.
Como te podes proteger no Vinted e OLX?

Assim, torna-se imperativo que os utilizadores de MB Way, bem como de plataformas como Vinted e OLX, se mantenham informados sobre este tipo de burlas. Desta forma, devem evitar partilhar qualquer informação sensível, como o cartão de cidadão ou cartão bancário.
Além disso, o Banco de Portugal recomenda ainda a realização de transações presenciais, ou através entregas com envios à cobrança. Por fim, ao utilizar serviços como o MB Way, torna-se essencial que não aceite comunicações de desconhecidos. Seguidamente, caso não conheça as plataformas, deve evitar ainda utilizar instruções de desconhecidos nas transações.

