Ministério da Saúde alerta para nova fraude com o SNS 24
Poucos dias após o alerta do Banco de Portugal para uma nova fraude a envolver o MB Way, eis que nos chega mais um perigo. No entanto, desta vez surge em nome da saúde e do SNS 24. Nos últimos dias, o Ministério da Saúde colocou mãos à obra para combater uma nova fraude que está a afetar os portugueses.
Assim, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde tomaram a iniciativa de alertar a população para este novo perigo. Além disso, o Governo revelou ainda algumas recomendações para a população evitar cair nesta fraude, bem como os procedimentos a seguir caso suspeitem de alguma coisa.
Como funciona a nova fraude do SNS 24?

Segundo revelado pelo Governo, vários utentes têm relatado receber mensagens via SMS em nome do SNS 24, a solicitar pagamentos. No entanto, estas mensagens remetem para um site falso, onde recolhem os dados dos utilizadores, bem como o dinheiro pago.
Esta fraude foi identificada pelo Ministério da Saúde, que lembra que o SNS 24 não solicita pagamentos. Além disso, a entidade nunca pede quaisquer dados bancários aos utentes, nem outro tipo de informações pessoais, seja através das páginas de internet, e-mails, mensagens ou redes sociais.
No alerta publicado no site do Ministério da Saúde, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde referem que este se trata de “um esquema fraudulento que refere, de forma indevida, entidades credíveis, como o MIN.SAUDE, o SNS e o SNS 24, com o intuito de induzir os destinatários a fornecerem informações pessoais e bancárias, com o objetivo de obtenção de vantagem financeira”.
Além disso, o Governo alerta ainda para o facto que “o endereço oficial do site SNS 24 é sns24.gov.pt. Os serviços do SNS 24 são gratuitos para todos os cidadãos. A linha telefónica e o site SNS 24 são serviços públicos gratuitos”.
Como pode evitar a fraude?

Caso seja contactado com uma mensagem do género, a SNS 24 sugere aos utentes que não realizem qualquer pagamento. Além disso, pede-se que reportem quaisquer situações de fraude às entidades responsáveis, como a PSP ou GNR.
No caso de receber uma mensagem a pedir pagamentos em nome da SNS 24, deve:
- Ignorar quaisquer mensagens que peçam pagamentos em nome do SNS 24
- Não fornecer dados pessoais ou bancários
- Reportar situações suspeitas às autoridades competentes
- Em caso de suspeita, contacte o SNS 24 – 808 24 24 24 (assuntos administrativos) ou envie email para csirt@spms.min-saude.pt

