© Alambique

Este filme com 97% no Rotten Tomatoes e estreado no Festival de Cannes chega em breve à RTP2

A RTP2 continua a ser o grande oásis da televisão generalista portuguesa quando procuramos ver cinema ou séries. Assim, o canal público vai estrear muito em breve “Regresso a Seul” (2022, Davy Chou).

Considerado um dos melhores filmes do ano 2022/2023, foi igualmente a escolha do Camboja para o Oscar de melhor filme internacional em 2023. Apesar de não chegar à lista final, esteve na ‘shortlist’.

Pub
Lê Também:
As principais estreias da NOS nos cinemas portugueses em 2026

Qual a narrativa de Regresso a Seul?

Regresso a Seul
©Alambique Filmes

“Regresso a Seul” é uma coprodução entre França, Alemanha, Bélgica, Coreia do Sul, Roménia, Camboja e Catar, tendo sido filmado na Coreia do Sul e Roménia.

Estreou no Festival de Cannes de 2022 na secção ‘Un Certain Regard’ dedicada a filmes de cineastas menos conhecidos e com uma linguagem cinematográfica mais alternativa e original do que os filmes da mostra principal.

Pub Ad Banner

A longa-metragem aborda a história de uma artista plástica francesa de 25 anos que regressa pela primeira vez à Coreia do Sul, país onde nasceu. Assim, num país que lhe é estranho, ela procura os significados das suas origens. Nesse aspeto, ela vai tentar encontrar os seus pais biológicos que lhe abandonaram.

“Regresso a Seul” é inspirado na história real de Laure Badufle, amiga do realizador. Reflete ainda sobre a História da Coreia do Sul no final da Guerra da Coreia.

Pub

É de igual importância referir que o realizador Davy Chou tem dupla nacionalidade – francesa e cambojana – o que melhor justifica a escolha do filme para os Oscars.

Lê Também:
Rainer W. Fassbinder | 8 Filmes em DVD Para Encontrar o Seu Próprio Inferno Pessoal

Quando estreia o filme na RTP2?

“Regresso a Seul” vai chegar à RTP2 já na próxima quinta-feira 8 de janeiro às 22h50, logo após a emissão da série “Cativa” (2024, David Leon).

Pub

Como protagonista do filme, no papel de Freddie, temos a atriz Park Ji-min – que podemos igualmente vê-la, neste momento, no elenco de “Vida Privada” (2025, Rebecca Zlotowski) e que teve em “Regresso a Seul” a sua estreia como atriz, já que tal como a sua personagem, ela era artista plástica. Junta-se à atriz nomes como Oh Gwang-Rok (Pai coreano de Freddie), Guka Han (Tena), Kim Sun-young (Tia Coreana), Yoann Zimmer (Maxime), Louis-Do de Lencquesaing (André), Jin Heo (Avó), Hur Ouk-Sook (Avó), entre outros.

O que diz a crítica de Regresso a Seul?

Regresso a Seul
©Alambique Filmes

De acordo com o site agregador Rotten Tomatoes, “Regresso a Seul” tem uma incrível taxa de aprovação da crítica de 97%. Da parte do público, a taxa de aprovação é ligeiramente mais baixa mas igualmente alta, com 91%.

Pub

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *