Os 3 melhores livros a não perder esta semana (12 janeiro)
Em 2026 o analógico é a palavra chave. Com a azáfama do dia a dia e o tempo que passamos aos ecrãs, os jovens, principalmente, estão a voltar aos hobbies e ao que é analógico.
Assim, algumas das atividades mais adoradas do momento são cerâmicas, crochet, colorir livros e, claro, ler. A leitura não é boa para desligar dos ecrãs, como aprendemos novas coisas e conhecemos novos mundos.
Mas com tanta oferta a chegar às livrarias, não é fácil escolher o que queremos ler de seguida. Assim, destacamos três livros que chegam esta semana às livrarias portuguesas e que deves adicionar ao teu hobbie da semana.
Desde um novo thriller que relembra as famosas séries noir nórdicas, a uma nova fantasia de Julie Soto, passando pela mais recente obra da famosa autora Kristin Hannah.
Morte nos Fiordes de Satu Rämö – 15 de janeiro

Da Editora Cultura, esta semana traz-nos “Morte nos Fiordes”. Como o nome indica, é um thriller, que acompanha Hildur Rúnarsdóttir, uma detetive da Unidade de Crianças Desaparecidas na costa oeste da Islândia, que se dedica obsessivamente ao trabalho para lidar com um passado traumático.
Ao lado do estagiário finlandês Jakob Johanson, também marcado por problemas pessoais, é chamada a investigar um homicídio particularmente difícil. Um homem foi encontrado com a garganta cortada, num cenário destruído por uma avalancha.
Com as provas eliminadas, a dupla terá de enfrentar segredos sombrios e ultrapassar os próprios fantasmas para identificar o assassino. O novo livro de Satu Rämö é perfeito para os fãs de séries noir nórdicas.
O Caminho Até Casa de Kristin Hannah – 15 de janeiro

Depois do sucesso de livros como “O Rouxinol”, Kristin Hannah apresenta “O Caminho Até Casa”. O novo livro distribuído pela Editora Bertrand segue Lexi e Mia, que se tornam amigas inseparáveis na adolescência, apesar das origens muito diferentes.
As duas constroem uma ligação marcada pela confiança absoluta. Contudo, esta relação complica-se com a presença de Zach, o irmão gémeo de Mia, que se apaixona por Lexi. No verão do último ano, uma noite decisiva altera para sempre as suas vidas, obrigando-as a enfrentar perdas, rupturas e as consequências das suas escolhas.
Rosa Acorrentada de Julie Soto – 15 de janeiro

Por fim, da Desrotina, destacamos uma nova romantasy. Que, como o nome indica, é para os fãs de fantasia, mas também de um bom romance. “Rosa Acorrentada” acompanha, então, Briony Rosewood, que vê o reino cair, o irmão morrer e acaba vendida como prisioneira pela magia rara que possui. Tudo após a derrota numa guerra que devia ter sido vencida.
Comprada por Toven Hearst, herdeiro de uma família poderosa, Briony encontra-se dividida entre a hostilidade, a atração inesperada e a necessidade urgente de fugir. Enquanto uma rebelião começa a formar-se nas sombras, segredos vêm ao de cima e Briony descobre que, mesmo num mundo dominado pela violência e pela magia, ainda pode existir esperança.

