Melhor trilogia da história do cinema regressa aos cinemas portugueses esta semana
A trilogia “O Senhor dos Anéis” está de volta aos cinemas portugueses já esta semana, numa reposição especial que assinala os 25 anos da estreia de “A Irmandade do Anel”. Assim sendo, para celebrar a data, os fãs vão poder assistir aos três filmes em dias consecutivos, num evento que promete trazer novamente a Terra Média ao grande ecrã.
Uma celebração histórica da fantasia no cinema

“O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel” marcou profundamente a história do cinema e deu início a uma das trilogias mais bem-sucedidas de sempre. Realizados por Peter Jackson, os três filmes conquistaram 17 Óscares e transformaram a saga criada por J.R.R. Tolkien num fenómeno cultural global.
Agora, para assinalar o quarto de século do primeiro capítulo, a Warner Bros. Portugal anunciou o regresso da trilogia às salas de cinema nacionais. Nesse sentido a revelação foi feita nas redes sociais. No entanto, as informações sobre as sessões eram poucas. Os fãs procuraram e nem todos gostaram do que viram.
Quais são as datas e locais das sessões em Portugal?

A reposição decorre ao longo de três dias consecutivos, permitindo reviver a história tal como foi originalmente concebida para o grande ecrã. Assim sendo as datas são as seguintes:
- 16 de janeiro – “O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel”;
- 17 de janeiro – “O Senhor dos Anéis: As Duas Torres”;
- 18 de janeiro – “O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei”;
Assim sendo as sessões vão realizar-se nas salas Cinema City, em locais como o Alegro de Alfragide, Alegro de Setúbal, Campo Pequeno e Leiria. Os bilhetes já se encontram à venda. No entanto, a procura foi tanta que obrigou à abertura de uma nova sessão por dia. Inicialmente só havia uma sessão às 18h, para cada filme/dia. Agora já há também uma sessão às 20h. Contudo, só há bilhetes disponíveis no CinemaCity em Leiria.
Baseada nos romances de J.R.R. Tolkien, a trilogia decorre na Terra Média, um mundo habitado por hobbits, humanos, elfos, anões e forças das trevas. A narrativa acompanha Frodo Baggins, um hobbit que herda um anel aparentemente inofensivo, mas que na realidade foi forjado por Sauron, o Senhor das Trevas, para dominar todos os povos.
A missão de Frodo passa pela destruição do Anel, a única forma de impedir o regresso definitivo do mal. Para isso, conta com a ajuda de um grupo improvável que inclui Sam, Merry e Pippin, Aragorn, Boromir, Legolas, Gimli e o icónico Gandalf. Assim sendo vamos revisitar esta lendária aventura para celebrar os 25 anos.
Um fenómeno que continua com milhares de fãs

Além do reconhecimento da crítica e da Academia, “O Senhor dos Anéis” alcançou um sucesso comercial extraordinário. Em conjunto, os três filmes arrecadaram mais de 2,55 mil milhões de euros em receitas, ajudando a relançar o género da fantasia no cinema contemporâneo.
Além disso, o sucesso deu origem mais tarde a novos projetos no mesmo universo, incluindo a trilogia “O Hobbit” e a série “Os Anéis do Poder”, produzida pela Prime Video.
Qual é o futuro da Terra Média no cinema?

No entanto, apesar do encerramento da trilogia original, a história da Terra Média continua longe do fim. Em maio de 2024, foi anunciado o filme “Lord of the Rings: The Hunt for Gollum”, que marcará o regresso de Peter Jackson à realização. Com estreia prevista para 2027, o filme contará com Andy Serkis no papel de Gollum e com o regresso dos argumentistas Fran Walsh e Philippa Boyens.
Assim, o regresso de “O Senhor dos Anéis” aos cinemas portugueses não surge apenas como uma celebração do passado, mas também como um lembrete de que a magia da Terra Média continua bem viva.

