© Des Willie / Amazon Content Services LLC

O Gerente da Noite T2 (Prime Video) – Primeiras impressões

Estreou no passado dia 11 de janeiro na Amazon Prime Video a 2.ª temporada de “O Gerente da Noite” (2016-, David Farr), que marcou o regresso de Tom Hiddleston como Jonathan Pine.

10 anos depois da primeira temporada da série, esta nova temporada (que volta a ser feita em colaboração com a BBC) traz-nos uma história totalmente escrita para o ecrã sendo o livro de John Le Carré apenas uma inspiração, já que toda a história do mesmo havia sido contada durante a primeira temporada. Podes ver, desde já, os três primeiros episódios. Semanalmente, aos domingos, verás um novo episódio, num total de seis episódios.

Pub
Lê Também:
As 4 melhores séries para ver este fim de ano na Netflix e Prime Video em Portugal

O Gerente da Noite – T2, 10 anos depois

O Gerente da Noite T2 Prime Video
© Amazon Content Services LLC / Des Willie

Originalmente “O Gerente da Noite” seria apenas uma minissérie. Contudo, em 2023 fomos surpreendidos com a confirmação de que uma segunda temporada já estava a ser preparada.

O criador da série, David Farr, escreveu, assim, um argumento totalmente novo para a nova temporada. E que argumento! Este primeiro episódio demonstra que tudo está pensado ao pormenor e que vamos ver muita profundidade na narrativa e nas personagens e com reviravoltas à mistura…

Pub Ad Banner

No centro da narrativa de “O Gerente da Noite” está Jonathan Pine (interpretado por Tom Hiddleston) que, durante a primeira temporada, entrou no círculo secreto do traficante de armas Richard Roper (Hugh Laurie). A comandar a missão de espionagem, Pine teve a seu lado Angela Burr (Olivia Colman).

A segunda temporada começa com Angela e Jonathan a descobrirem que Roper foi assassinado, quatro anos depois do desfecho da 1.ª temporada que levou à detenção do traficante. Cortamos, depois, para a atualidade e descobrimos que Jonathan tem agora outra identidade e que passou a trabalhar nos bastidores ao vigiar pessoas através de câmaras ocultas. Numa destas vigias reconhece um dos ex-capangas de Richard Roper. Assim, ele decide investigar.

Pub

Refazer a vida…

10 anos passaram desde a temporada passada de “O Gerente da Noite”. É um intervalo muito grande entre temporadas. Algo inédito, diríamos até. Para quem viu a série em 2016, é normal que já só tenha memórias gerais da história. Felizmente, nesse aspeto, a Prime Video abre o primeiro episódio com o resumo da temporada anterior permitindo, assim, que os espectadores se relembrem dos pontos essenciais da narrativa.

Logo após este resumo, contudo, não começamos logo na atualidade. David Farr localizou o início desta segunda temporada 4 anos depois do fim da anterior. Assim, na Síria, Jonathan e Angela são chamados para identificar um corpo. Richard Roper foi capturado e assassinado. Com esta morte, Jonathan e Angela afastam-se dos seus trabalhos. Angela reforma-se e vive agora em França. Já Jonathan é agora Alex Goodwin.

Pub

Jonathan trabalha na “Unidade Coruja”, sob direção da Casa do Rio, uma unidade do MI6. Esta “Unidade Coruja” dedica-se a vigiar câmaras de segurança de hotéis para encontrar potenciais suspeitos de crimes. Jonathan evita falar do passado e assume por completo a identidade Alex. No entanto, logo nestes primeiros instantes vemos a impaciência de Jonathan quando numa consulta com uma psiquiatra, ele se esforça para não lhe falar do passado. Logo aqui temos um excelente momento de montagem que aumenta o clima de suspense e drama da personagem. Numa montagem alternada vemos o trabalho de Jonathan e a conversa com a psiquiatra. De forma a intensificar mais o suspense, vemos vários planos das mãos de Jonathan em tensão, cruzados com planos cada vez mais próximos e tensos da sua cara. Temos um bom começo de temporada…

Lê Também:
Esta série ainda não estreou em Portugal e já tem 100% no Rotten Tomatoes

O passado regressa em O Gerente da Noite…

O Gerente da Noite T2E1
© Amanda Searle / Amazon Content Services LLC

Numa noite Jonathan reconhece numa câmara Jaco Brouwer (Gijs Naber), um ex-mercenário de Richard Roper. Intrigado, reporta ao seu chefe Rex Mayhew (Douglas Hodge) – o único que sabe da sua identidade – para vigiar a situação. Contudo, Rex diz-lhe para que se esqueça do passado. Demoraram 5 anos a apagar Jonathan Pine e a construir Alex Goodwin. Mas Jonathan não esquece e, ao mínimo de detalhes que os seus olhos veem, Richard Roper vem-lhe à memória. A tensão e o suspense aumentam…

Pub

Assim, apesar da negação de Rex, Jonathan pede aos seus colegas da “Unidade Coruja” para vigiarem Jaco. Jonathan descobre, nestas circunstâncias, que há um homem que se intitula “o discípulo de Richard Roper”. Sem contar nada aos seus colegas sobre a sua vida anterior, Jonathan não esquece o assunto e surpreende-se ao perceber que há relações entre a Casa do Rio e Jaco Brouwer… Está dada uma grande reviravolta em “O Gerente da Noite”.

Haverão vigias internas?

Mas as reviravoltas não acabam aqui… Entretanto, Rex Mayhew também aparece morto. Isto pouco depois dele dizer a Jonathan que descobriu algo. A sua morte é vista como um suicídio. Mas será mesmo? Alguém terá querido silenciá-lo? O certo é que Rex já sabia que estava em perigo e deixou a Jonathan uma mensagem no seu telemóvel. Rex tinha, pois, descoberto provas sobre Teddy dos Santos (Diego Calva), o homem que diz ser o discípulo de Roper.

Pub

Rex estava igualmente em contacto com Roxana Bolaños (Camila Morrone) que Jonathan vem a descobrir que pode estar ligada a Teddy de forma indireta e corre, assim, perigo de vida.

À medida que Jonathan investiga, vê as ligações entre Teddy e Richard Roper. Assim, ele decide ir falar com Danny (Noah Jupe), o filho de Richard. Jonathan não consegue nada dele. No entanto, podemos esperar uma parceria entre Danny e Jonathan nos próximos episódios, agora que Danny sabe a verdade sobre a morte do seu pai. Pelo menos, está lá implícita essa ideia…

Pub

Entretanto, Jonathan e a sua equipa seguem até Barcelona no encalço de Jaco Brouwer. É aqui que se descobrem as ligações com Teddy. Sem desvendar nada em concreto, para que tenhas uma boa experiência, esta sequência final deste primeiro episódio está cheia de reviravoltas e abre um clima de muito suspense para os próximos episódios.

Conclusões

Este primeiro episódio de “O Gerente da Noite” cumpre, portanto, os requisitos de uma obra bem construída e equilibrada. Reencontramos Jonathan Pine e vemos a forma como o seu passado vai tomando conta de si aos poucos. Além disso, conhecemos novas personagens que vão, claramente, ter significado ao longo dos próximos episódios. O primeiro episódio não retira qualidade à temporada anterior e mantém um forte equilíbrio entre drama, suspense e ação numa história que muito se pode relacionar com a realidade…

Pub
O Gerente da Noite T2E1

Conclusão

  • 10 anos depois da primeira temporada, “O Gerente da Noite” regressa com um primeiro episódio extremamente equilibrado e que estabelece não só a narrativa para esta nova temporada mas o próprio clima de tensão da mesma.
  • “O Gerente da Noite” nunca foi uma série com ação ininterrupta o que faz com que haja um bom equilíbrio entre suspense e ação. Há, assim, uma densidade narrativa e de personagens que fazem desta série um produto de excelência ou não fosse esta uma série inglesa com a chancela BBC.
Overall
9/10
9/10
Sending
User Review
0 (0 votes)

About The Author


Leave a Reply