Michael Yada / ©A.M.P.A.S.

5 factos sobre a nova série de Leonardo DiCaprio

Esta semana, o Canal História presenteou os espectadores com uma nova e cativante série, “Touro Sentado”. A série, produzida por Leonardo DiCaprio, dá a conhecer a história de uma das figuras mais importantes da história norte-americana.

Ao longo de várias décadas, Touro Sentado destacou-se como líder espiritual e estratega dos Lakota Hunkpapa. Esta comunidade indígena foi responsável por combater o governo norte-americano durante o século XIX, altura em que procuraram retirar os direitos territoriais aos povos nativos.

Pub

Assim, “Touro Sentado” procura dar a conhecer a história deste homem que, desafiou tudo e todos, para garantir a segurança do seu povo. Agora, o Canal História promete manter vivo o legado do líder Lakota, com exibição do novo episódio da série de Leonardo DiCaprio esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.

Lê Também:
Touro Sentado: Tudo sobre a nova série de Leonardo DiCaprio

A criação do nome

Touro Sentado Leonardo DiCaprio
©Canal História

Na sua língua nativa, o líder Lakota ficou conhecido como Tatanka Iyotake, que se traduz como “Búfalo que se senta”. No entanto, o líder viria a tornar-se mundialmente conhecido pelo título de Touro Sentado, numa tentativa de o aproximar mais da civilização moderna.

Pub Ad Banner

Origens humildes de Touro Sentado

Touro Sentado, ou Sitting Bull como é conhecido entre os norte-americanos, possui uma origem envolta em mistério. Embora incerta, a sua lenda tem sido transmitida de geração em geração, permitindo aos historiadores reconstruir partes do seu passado.

Assim, nascido por volta do ano 1831, Touro Sentado tornou-se uma figura de respeito com apenas 10 anos, após ter morto o seu primeiro búfalo. Pouco anos depois, o líder Lakota viria a embarcar na sua primeira incursão, onde derrotou um guerreiro de uma tribo rival.

Pub

Embora tenha desenvolvido um papel importante na segurança da sua comunidade, Touro Sentado procurou seguir um caminho dedicado à paz. Isto levou-o a ser conhecido entre o seu povo como “Slow” (Lento).

Líder militar na Grande Guerra Sioux

Touro Sentado Leonardo DiCaprio
©Canal História

Enquanto líder espiritual, Touro Sentado manteve-se firme e fiel às suas crenças, estabelecendo-se como uma figura de grande respeito entre os indígenas. Isto permitiu-lhe unir vários povos nativos contra as forças armadas norte-americanas.

Pub

Embora o líder Lakota tivesse tido um papel central na Grande Guerra Sioux, foi na batalha de Little Bighorn que se destacou. Assim, Touro Sentado guiou os povos nativos até à vitória, derrotando o exército dos EUA numa das batalhas mais sangrentas da história norte-americana.

Sitting Bull no cinema e nas artes

O legado de Sitting Bull vai muito mais além do que apenas a sua liderança. Assim, ao longo dos anos, esta figura história ganhou notoriedade através do seu envolvimento no espetáculo itinerário “Wild West”, de Buffalo Bill. “Wild West” tinha como principal objeto dar a conhecer a história, de forma romantizada, das atrocidades testemunhadas pelos cowboys e povos indígenas durante o século XIX

Pub

Touro Sentado embarcou nesta arriscada aventura, fazendo parte não só do espetáculo como uma das figuras centrais na história, mas também enquanto uma das atrações mais populares do evento.

Lê Também:
Nova série de Leonardo DiCaprio estreia em breve na televisão

Touro Sentado na era moderna

Touro Sentado Leonardo DiCaprio
©Canal História

Nos dias de hoje, Touro Sentado continua a ter um papel ativo na comunidade Lakota. O líder é lembrado, tanto pelos anciões como pelos mais novos, pelas suas ações e fibra moral. Além disso, ele estabeleceu-se ainda com uma figura da cultura popular através do cinema, participando, postumamente, em vários filmes, como “Tom and His Pals” e “The Adventures of Buffalo Bill”, mas também vendo a sua vida recontada em projetos como “Buffallo Bill e os Índios” (1976) e “O Último Guerreiro” (1954).

Pub

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *