Série com César Mourão chega ao streaming
A ficção portuguesa tem crescido cada vez mais em todos os sentidos. As séries beneficiam de maiores investimentos e orçamentos, o que fica óbvio quando assistimos aos resultados finais. Somente nesta década tivemos as primeiras séries originais Netflix portuguesas, como “Glória” e as duas temporadas de “Rabo de Peixe”.
Também a Sic avançou com a sua plataforma de streaming, a “Opto” foi um sucesso, sobretudo através das apostas nos conteúdos originais. Em 2025, a plataforma de streaming portuguesa alcançou mais de 30 mil subscritores e mais de 46 milhões de plays.
Um dos grandes sucessos da plataforma de streaming Opto foi a série original “Esperança” criada por Pedro Varela e com César Mourão no papel principal. E a partir de hoje (21 de janeiro) a série está oficialmente disponível no streaming Disney+.
O que é “Esperança”?
A série é inspirada na peça de teatro de mesmo nome escrita pelo próprio César Mourão em parceria com o argumentista Frederico Pombares. “Esperança” estreou originalmente no final de 2020.
O projeto foi imensamente elogiado, conquistando de imediato o público com o seu humor inteligente, misturando-o com uma história emocionante. Logo após a sua estreia, a Sic declarou que Esperança fora um sucesso absoluto, e que olhava com bons olhos para o futuro da sua nova plataforma, Opto, onde a série tinha estreado.
Esperança Albuquerque (ou Esperança Lino de Albuquerque) é uma carismática viúva acabada de chegar aos seus 80 anos. Ela vive num cobiçado segundo andar num prédio histórico do Bairro do Castelo, em Lisboa. Determinada a “resistir” a qualquer custo, a personagem enfrenta pressões familiares, vizinhos intrometidos e especuladores imobiliários que cobiçam o seu lar.
[Irp posts= 752371]
O grande trunfo da série é, sem dúvida, a interpretação brilhante de César Mourão. O ator transforma-se completamente na idosa de 80 anos que o próprio interpreta. Tudo isto através apenas de maquilhagem e da atuação de César, que fazem com que o público se esqueça da verdadeira identidade do ator, sobretudo nos momentos mais emocionantes da série.
Um César Mourão irreconhecível

Como o próprio César Mourão já referiu em entrevistas, o próprio chega a esquecer-se que é ele a interpretar aquela personagem tão particular. O que acaba também por ser um grande elogio à equipa que tratou da maquilhagem do ator, pois o trabalho final ficou simplesmente perfeito.
Esta performance não só rendeu gargalhadas ao público português, mas também momentos que emocionaram todos que se colaram ao ecrã. Pois a obra reflete sobretudo em temas como o envelhecimento, a solidão, a família e a luta pela dignidade na terceira idade. Algo que muitos espectadores mais velhos se conseguiram identificar, enquanto soltavam umas boas gargalhadas.

