Samantha Morton (A Odisseia) lamenta ter sido substituída neste filme, vencedor do Óscar, por Scarlett Johansson

Samantha Morton é uma atriz britânica, que recebeu duas nomeações aos Óscares, em Melhor Atriz Secundária por “Sweet and Lowdown”, de Woody Allen, e Melhor Atriz em “In America”, de Jim Sheridan.

Depois de mais de três décadas a trabalhar sobretudo em cinema independente, Morton vive agora um dos momentos mais importantes da carreira graças ao seu desempenho em “A Odisseia”, de Christopher Nolan.  No filme, que chegou às salas em julho de 2026, a atriz interpreta Circe, a feiticeira grega que transforma os homens de Ulisses (Matt Damon) em porcos, numa sequência que lhe tem valido vários elogios.

Pub

Lê Também:
A Odisseia, a crítica | O épico de Christopher Nolan já chegou aos Cinemas Portugueses

A mágoa de Samantha Morton com o filme “Her”

A viver um momento de triunfo inesperado, Morton aproveitou a sua passagem no podcast “Happy Sad Confused”, de Josh Horowitz, para recordar um dos episódios mais amargos da sua carreira: quando foi substituída por Scarlett Johansson no filme “Her” (“Uma História de Amor”).

Lançado em 2013, “Her” segue Theodore (Joaquin Phoenix), um escritor introvertido que se apaixona pela sua assistente de inteligência artificial, Samantha. O elenco reúne ainda Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde e Chris Pratt. Escrito, realizado e coproduzido por Skipe Jonze, o filme recebeu cinco nomeações para os Óscares e valeu ao realizador a estatueta de Melhor Argumento Original.

Pub

A inesperada subsituição de Samantha Morton

Ainda que tenha sido Scarlett Johansson a eternizar o sistema operativo Samantha, inicialmente foi Samantha Morton quem esteve no set e trabalhou com Joaquin Phoenix.  Só mais tarde, já depois de gravado o filme, é que Jonze decidiu substituí-la por Johansson.

“Bem, tenho de dizer que isso é uma prerrogativa de qualquer realizador, no que toca ao corte final do filme”, começou por explicar Morton. “E, em qualquer trabalho, nunca tens garantias de que vais ficar nele até ao fim, porque… a menos que sejas a protagonista do filme e sejas essencial, nunca sabes bem.”

Pub

Assim, a atriz recordou um aviso recebido durante as filmagens de “Sweet and Lowdown”: “Nunca te entusiasmes demasiado, porque há sempre a possibilidade de “não acabares no corte final”.

“Mas, com isto, fiquei surpreendida… e dizer que fiquei um pouco triste seria um eufemismo”, confessou a atriz. “Penso que o tempo que passei no set com o Joaquin, e o trabalho com o Spike no guião, a encontrar a Samantha, e todo o trabalho que fizemos, foi mesmo especial”.

Pub

O que Samantha Morton queria que fosse diferente

Ainda assim, a atriz reconheceu que a sua versão de Samantha era singular: “Tenho de dizer, acho que a minha versão da Samantha era… ela era inglesa”, explicou. “Foi mesmo muito, muito diferente. E acho que a Scarlett Johansson tem uma voz linda. É incrivelmente evocativa. É, sabes… eu entendi, mas fiquei triste.”

“Dói, quando somos despedidos de algo, ou antes disso. Não sei”, desabafou ainda a atriz, que lamentou:  “O que eu gostava de ter tido era outra oportunidade numa cabine para fazer um sotaque americano. Mas, pronto, é a Scarlett Johansson!”.

Pub

Estará a atriz a caminho dos Óscares com “A Odisseia”?

© Cinemundo

“Her” continua a ser um dos filmes mais bem avaliados da década. No Rotten Tomatoes, soma 95% de aprovação da crítica e 82% do público. Já no Metacritic, o filme tem regista média de 91. Na época, os críticos impulsionaram o desempenho vocal de Scarlett Johansson na corrida aos Óscares, uma tentativa que acabou por não resultar. Ainda assim, a atriz conquistou várias distinções, entre elas uma menção em Melhor Atriz Secundária nos Critics’ Choice Awards.

Por sua vez, entre um elenco de estrelas composto por  nomes como Tom Holland, Anne Hathaway, Zendaya, Robert Pattinson, Charlize Theron, Lupita Nyong’o, Jon Bernthal, Mia Goth e Benny Safdie, Morton conseguiu destacar-se ao ponto de vários experts já a apontarem para uma nomeação aos Óscares 2027 em Melhor Atriz Secundária pela pequena, mas impactante, participação em “A Odisseia”.

Pub

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *