Infamous First Light (PS4) | Análise

 

 Infamous_First_Light_  

  • Editora: SCEE
  • Produtora: Sucker Punch
  • Plataformas: PS4

 

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Infamous foi um dos grandes exclusivos da PS4 este ano, mostrando o poder da consola da Sony e sendo um dos favoritos dos jogadores. Agora chega o DLC Infamous First Light que apesar de ter uma duração entre 4 a 5 horas, consegue oferecer muita diversão e em alguns aspetos consegue superar o jogo original.

Em primeiro lugar salientamos a qualidade da personagem principal, Fetch. Esta rapariga consegue ter o carisma que falta à maioria das personagens desta série. Rapidamente nos aproximamos de uma rapariga que levanta questões morais, e a sua personalidade encaixa muito bem nos segredos que vamos desvendando do seu passado. É curioso ver que ao fim de 5 horas de jogo, estamos muito mais ligados a Fetch do que estivemos com qualquer outro personagem da série.

A esta personagem junta-se uma história interessante que apenas peca por não conseguir “juntar” todos os pormenores que conduzem às várias missões. Assim, o enredo, apesar de interessante, não consegue cativar de forma contínua, mas é aí que entra a fantástica diversão que este jogo é. Com uma excelente jogabilidade, e um sistema de combate viciante e intenso, jogar Infamous First Light é um prazer do início ao fim. A esta intensidade alia-se uma boa velocidade de aprendizagem e de evolução da personagem, permitindo que um DLC com cerca de cinco horas consiga demonstrar vários momentos da personagem, do seu passado e dos poderes que conseguimos adquirir. Infelizmente, devido ao facto de este ser um DLC e não um jogo completo, sente-se a falta de outros poderes. A nossa personagem é, obviamente, limitada em relação a outra personagem principal da série, pois não tem o tempo necessário para adquirir mais poderes. Tal limita a jogabilidade pois nunca temos um grande leque opções, mas tal limitação percebe-se e aceita-se porque seria inconsistente uma personagem evoluir demasiado em menos de 5 horas.

infamous

Isto leva a que o combate, intenso como já dissemos, seja algo repetitivo. Sente-se que podia ter sido melhor explorado, tal como foi, por exemplo, o passado de Fetch. Esta repetição no combate torna o jogo mais fácil do que o normal mas aumenta ainda mais o ritmo de um jogo que não tem qualquer quebra. A fluidez da nossa personagem e da jogabilidade deve ser aplaudida, com a PS4 a mostrar grande facilidade a oferecer um jogo com esta intensidade.

Sendo um enredo curto, sem grande espaços para muitas reviravoltas, a narrativa é previsível apesar de conseguir ter momentos inteligentes e bons diálogos. O final não surpreende e facilmente o adivinhamos, mas sendo este um DLC é fácil acreditar que aqui está apenas a introdução de Fetch, e que temos uma personagem que deve voltar às consolas, de preferência com um jogo completo.

Graficamente o jogo está ao nível de Infamous Second Son, apesar de não tão detalhado. Cheio de luz e cores, Infamous First Light usa a mesma cidade e continua a ser viciante explorar as suas ruas e prédios. O facto de a jogabilidade ser tão boa aumenta ainda mais a nossa vontade de explorar enquanto sentimos total sensação de liberdade aliada ao facto de apenas muito raramente a personagem não fazer o que queremos.

Voltando à jogabilidade/enredo, Infamous First Light não apresenta a balança moral característica nesta saga, na qual as nossas decisões definem a evolução da nossa personagem. Por um lado estranha-se, pois podemos fazer o que quisermos e se desejarmos, tomar decisões totalmente incoerentes com as que vamos tomando. Todavia, o enredo, e principalmente Fetch, com uma personalidade forte e moralmente aceitável, leva-nos a escolher um lado de forma indireta. Esta tendência é um dos pontos altos do jogo: a forma como um personagem nos vai condicionando para escolhermos o que mais se adequa à personalidade.

infamous first+light

Em termos sonoros é um jogo ao nível de Second Son, tal como em relação à inteligência artificial que não apresenta alterações.

Infamous First Light é um excelente DLC que apenas não recebe uma nota mais alta porque é um DLC, não podendo competir com jogos em que a duração é muito maior. No entanto, Infamous First Light é um conteúdo que deve ser jogado pelos fãs da saga, principalmente porque em muitos fatores é melhor do que qualquer outro Infamous lançado até agora.

Pontos fortes:

  • Boa personagem principal
  • Intenso e com boa curva de aprendizagem
  • Mantêm a sensação de liberdade da saga

Pontos fracos:

  • Por ser um DLC, é algo limitado na variedade de poderes

LP

 

Lê Também:   Sony volta a inovar com a tecnologia da PlayStation 5 Pro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *