A Caminho dos Óscares 2013 (I)

Agora que a maioria dos filmes concorrentes a prémios já foram vistos (faltam apenas “O Hobbit – Uma Viagem Inesperada”, “Promised Land” e um pouco mais de “Django Unchained”), a Magazine.HD revela-lhe uma compilação com as maiores probabilidades para os Óscares 2013. Hoje vai o TOP5 da corrida aos prémios da Academia. Mas há mais… fiquem por aí!

ARGO

Assume-se no momento como o mais forte candidato à vitória máxima, mas isso pode mudar. O facto de ter estreado cedo demais (outubro/novembro) pode fazê-lo perder alguma força, com a chegada de outros filmes. Contudo, será praticamente certa a nomeação para Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator Secundário (Alan Arkin), Melhor Argumento Adaptado, Melhor Edição e (talvez) Melhor Banda Sonora, não sendo de esperar muito mais do que isto. Poderá ser a consagração de Ben Affleck, mas também pode não ganhar quase nada. Por vezes o buzz prévio nem é decisivo (veja-se o caso de “A Rede Social” que ganhou tudo o que havia a ganhar e depois… apareceu um Rei gago).

JÁ EM EXIBIÇÃO

LES MISÉRABLES

Os primeiros zunzuns já andam por aí e se nos próximos dias houver mais gente a gostar, então poderemos ter aqui o vencedor dos Óscares 2013. Houve lágrimas e cantoria nos visionamentos de “Les Misérables” e a chamada “wow reaction”. Diz-se que é talvez o melhor musical baseado na obra de Victor Hugo (até melhor do que os da Brodway) e há umas quantas nomeações na calha. Anne Hathaway tem o Óscar de Melhor Atriz Secundária no bolso (já não o tinha desde que surgiu o primeiro trailer?) e parece que, apesar de não surgir no ecrã muito tempo, deslumbra com uma forte presença coroada com a tocante interpretação de “I Dreamed a Dream”. Contra si, tem apenas o facto de ser realizado por Tom Hooper (e este já venceu o Óscar há dois anos). Pode até estabelecer um record de nomeações: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator (Hugh Jackman, para já o único capaz de derrotar Day-Lewis), Melhor Atriz Secundária (Anne Hathaway – certa – Amanda Seyfried e Helena Bonham Carter – dúvidas), Melhor Ator Secundário (Eddie Redmayne), Melhor Canção Original, Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Edição, Melhor Maquilhagem e Penteados, Melhor Som e Melhor Mistura de Som são possibilidades.

NOS CINEMAS A 3 DE JANEIRO DE 2013

LINCOLN

Sim, Spielberg já tem três Óscares. Mas o último foi em 1999 (Melhor Realizador por “O Resgate do Soldado Ryan”), sendo que o último que venceu para Melhor Filme já foi há 18 anos. Já não é tempo de o premiar novamente? Pelos visto, sim. E “Lincoln” está também na pole position para cortar a meta em grande. É certo e sabido que estamos perante um filme muito bem realizado, bem interpretado… mas ao que parece falta um elemento explosivo. Mas também sabemos que tal não é necessário porque muitos filmes ganham o Óscar Principal por causa do seu realizador (Martin Scorsese diz-lhe alguma coisa? “The Departed” não é o seu melhor filme, apesar de tudo). Mas se este é o melhor filme de Steven Spielberg em muitos anos e se Daniel Day-Lewis quase que tem o seu terceiro Óscar na vitrina lá de casa (em apenas 23 anos, record!), se Tommy Lee Jones é favorito para Ator Secundário, se Sally Field está na corrida para a categoria de Atriz Secundária, então é caso para encarar “Lincoln” como um dos afortunados de 2012. Nomeações para Melhor Realização, Filme, Ator (Day-Lewis) Ator Secundário (Tommy Lee Jones), Atriz Secundária (Sally Field), Argumento Adaptado, Design de Produção, Fotografia, Guarda-Roupa, Edição, Maquilhagem e Penteados e Banda Sonora são prováveis.

NOS CINEMAS A 31 DE JANEIRO DE 2013

SILVER LININGS PLAYBOOK

Foi um enorme sucesso no Festival de Toronto mas desde aí, e embora mantendo-se na frente da corrida, tem vindo a perder terreno na categoria de Melhor Filme e Melhor Realizador (embora a nomeação seja quase uma certeza). O facto de não ter atributos suficientes para ser indicado a diversas categorias, retira-lhe alguma pujança para combater com Lincoln, Les Misérables e até Argo. Mas tem em Jennifer Lawrence a sua maior possibilidade. Neste momento, só Jessica Chastain (em Zero Dark Thirty) poderá desviar o Óscar de Melhor Atriz da rota de Jennifer. Mas não se fica por aqui. Robert De Niro regressa finalmente depois de nos últimos anos se encontrar à sombra de uma outrora carreira de sucesso e pode estar nomeado para Ator Secundário. Também Bradley Cooper pode ser nomeado, embora as suas chances de vencer sejam diminutas. Deverá ainda contar com uma nomeação para Melhor Argumento Adaptado e (muito) poucas categorias técnicas.

NOS CINEMAS A 10 DE JANEIRO DE 2013

LIFE OF PI

Apesar de ser unanimemente referido como um dos melhores filmes do ano, a sorte não deverá estar com “A Vida de Pi”. Será, certamente, muito nomeado, mas as possibilidades de vencer são reduzidas. Terá maiores probabilidades em Efeitos Visuais, Fotografia e na sua belíssima Banda Sonora, mas a nomeação para Melhor Filme e Realização (muito prováveis) não deverão chegar para sair vencedor. Falta-lhe alguma influência internacional no seio na Academia… por vezes não ganham os melhores, mas é talvez por isso que estes prémios são tão interessantes do ponto de vista do debate.

NOS CINEMAS A 20 DE DEZEMBRO DE 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *