Criador de Adolescência confirma o futuro da série fenómeno da Netflix
Cada dia que passa, a série “Adolescência”, da Netflix, torna-se mais elogiada. Mas, será que vai haver uma segunda temporada?
Com apenas quatro episódios, “Adolescência” tornou-se num dos maiores fenómenos da Netflix dos últimos tempos. Prova disso, é o facto de o site Rotten Tomatoes atribuir uma classificação de 99% ao projeto. Mas, a aclamação da minissérie protagonizada por Stephen Graham e Owen Cooper vai muito além disso. Famosos, como o Bruce Springsteen, por exemplo, têm elogiado o enredo e o desempenho dos atores, o que leva muitos a acreditar que a série vai arrecadar muitas distinções na próxima temporada de prémios.
Na verdade, a realização inovadora de “Adolescência” acaba por prender a atenção do espectador, providenciando uma experiência de visualização caso imersiva. Ou seja, cada um dos episódios da série da Netflix foi gravado apenas num take, o que nos faz acompanhar o acontecimento em tempo real, sem cortes. Além disso, o projeto aborda um tema muito sensível e bastante atual, o que explica também o fenómeno. Mas, será que os produtores vão avançar com uma segunda temporada de “Adolescência”?
Jack Thorne revela que não haverá uma segunda temporada de “Adolescência”
Jack Thorne e Stephen Graham, o ator que dá vida ao patriarca da família em “Adolescência”, são os autores do enredo que acompanha a história de Jamie Miller (Owen Cooper), um jovem de treze anos acusado de assassinar Katie, uma colega de turma. Além disso, ao longo dos episódios, acompanhamos as várias etapas do processo, como a detenção de Jamie e o momento em que este se vê obrigado a falar com uma psicóloga forense. Nesse instante, percebemos os motivos do crime – bullying, influência das redes sociais e falta de atenção dos progenitores.
Mas, apesar do sucesso dos quatro episódios de “Adolescência”, muitos espectadores pediram que a segunda temporada da série se focasse na história de Katie, dando uma nova perspetiva do lado da vítima. No entanto, o Jack Thorne esclareceu que não haverá um segundo capítulo deste projeto.
Em entrevista, o argumentista de “Adolescência” revelou que “Não acho que sejamos as pessoas certas para contar a história de Katie. (…) Acho que há outros produtores por aí que poderiam contar belos dramas sobre Katie ou raparigas como Katie, e que esses programas deveriam ser feitos. (…) O nosso objetivo era tentar contar a história de Jamie da forma mais completa possível, e talvez tentar contar a história dela diluísse isso de alguma forma e talvez fôssemos inadequados para essa tarefa”.
Quem é Owen Cooper, o jovem fenómeno?
Owen Cooper nasceu na cidade inglesa de Warrington, em 2009, tendo apenas quinze anos de idade. Sem qualquer membro da família ligado ao mundo das artes, Cooper sempre quis ser jogador de futebol. No entanto, decidiu ter aulas de teatro, o que pode muito bem ter sido uma das maiores decisões que moldará o seu futuro.
Apesar da sua inexperiência em frente às câmaras, Owen Cooper arriscou participar no casting para a série “Adolescência”. Mas, o jovem não imaginava que a sua performance iria emocionar o criador do projeto, Stephen Graham. Rapidamente, Cooper foi selecionado para o papel de protagonista e, o maior desafio surgiu no episódio três, o primeiro a ser gravado. No seu primeiro contacto com a câmara, e ao longo de uma hora, o jovem mostra inúmeras emoções, como o arrependimento e a manipulação.
Sem dúvida alguma, o desempenho de Owen Cooper em “Adolescência” merece todos os elogios, e há mesmo que afirme que esta é a melhor atuação de sempre de um jovem ator. Mas, o protagonista da série da Netflix promete não se deixar iludir pela fama e já está a preparar o seu próximo papel. Desta vez, Cooper vai participar numa longa-metragem, “Wuthering Heights”, prevista estrear em 2026.
Já assististe a “Adolescência”? Gostavas de ver uma segunda temporada? O que pensas do desempenho de Owen Cooper?