© Shining symbols via Shutterstock, ID 2502312481

Estes erros de limpeza podem arruinar a tua Air Fryer

A Air Fryer tem se tornado num must nas cozinhas portuguesas nos últimos ano. País com uma gastronomia onde os fritos não faltam, estas “fritadeiras a ar quente” permitem cozinhar os alimentos sem recurso ao óleo. Assim, os pratos são mais saudáveis e práticos.

Além de não haver a preocupação de “se temos óleo em casa”, a Air Fryer permite reduzir o número de calorias consumidas, bem como as gorduras saturadas ligadas ao aumento de colesterol. Adicionalmente, este aparelho permite cozinhar todo o tipo de refeições, aumentando a probabilidade de consumires peixe e legumes.

Contudo, a limpeza não é tão simples quanto uma fritadeira tradicional a óleo que, muitas vezes, pode ser colocada completa ou parcialmente numa máquina de lavar a loiça. Por isso, deixamos-te com os maiores erros na hora de limpar a Air Fryer de forma a garantir a sua durabilidade e qualidade.

Lê Também:
Estas deliciosas marinadas vão ajudar-te com o jantar

1. Não lavar a Air Fryer após cada uso

É comum usarmos a mesma fritadeira para múltiplas refeições. Quando o óleo está demasiado queimado, lavamos o aparelho. No entanto, o mesmo não acontece com a Air Fryer. Esta assemelha-se mais a um tacho ou frigideira.

Após cada uso, os componentes da Air Fryer ganham gorduras e outras sujidades naturais. Quando não é lavada corretamente, isso irá alterar o sabor e qualidade dos alimentos cozinhados em futuras ocasiões. Afinal, não usarias o mesmo tacho quatro ou cinco vezes antes de o limpar.

Claro, não tens de realizar uma limpeza profunda todas as vezes, bastando utilizar um guardanapo humedecido, um pano de microfibras, ou uma esponja suave. Se pretendes uma limpeza de leve mais “a fundo”, então podes retirar o balde, enchê-lo com água, adicionar detergente da loiça e lavar.

2. Colocar na máquina da loiça qualquer componente

Sim. Mesmo os elementos que dizem poder se colocados na máquina não devem ser. A maioria destas partes não foi feita para lavagens recorrentes, culminando no desgaste precoce de elementos fundamentais ao bom funcionamento da Air Fryer. Em alternativa podes lavar estes componentes à mão, com uma esponja suave. Deves também ter MUITA atenção para não molhares fios ou outras partes elétricas.

3. Não secar corretamente a Air Fryer

O “está um bocadinho húmido, seca lá dentro” não pode fazer parte da sua rotina de limpeza. Qualquer nível de humidade pode causar danos à Air Fryer, por isso, deves garantir que tudo o que molha, seca completamente. Podes usar guardanapos ou panos da loiça para o conseguir.

4. Não limpar o filtro

Aqui o manual será o teu melhor amigo. O filtro não é igual em todas as Air Fryers e o modo de limpeza nem sempre é o mesmo. Por exemplo, uma das opções é um filtro no “teto do balde”, normalmente protegido por uma grelha. Para a limpar deves virar o aparelho de “cabeça para baixo” e usar um guardanapo ou pano suave humedecido para o lavar. Depois, deves deixar secar antes de voltares a colocar para baixo e adicionares o balde.

5. Usar os produtos errados na limpeza da Air Fryer

Por fim, nem todos os produtos de limpeza devem ser usado – mesmo que digam serem perfeito para a Air Fryer. Água quente e detergente da loiça é tudo o que precisas. Tudo o resto, incluindo CIF, por norma contém produtos abrasivos que vão danificar a tua Air Fryer com o passar do tempo. Esta lavagem mais a fundo deve também acontecer apenas uma vez por mês.

Outra dica importante é não esqueceres de limpar o exterior! Muitas vezes o foco está no balde e interior da Air Fryer, deixando a parte de fora repleta de gorduras e pó. Aqui também deves usar um pano húmido. Agora, resta-nos saber, já cometes-te muitos destes erros? Que outras dicas acrescentarias?



Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *