Anime da Semana | Hotarubi no Mori e

Hotarubi no Mori e é um filme sereno e contemplativo sobre uma história de amor que começa numa bela amizade e desabrocha numa encantadora relação de afeição e carinho.

Os fãs de anime vivem constantemente rodeados de produções de anime explosivas, repletas de intensidade. A cada temporada, há várias séries/filmes que chegam prontas para mostrar o seu valor. Na sua maioria, têm um enredo cheio de ação, lutas incríveis e personagens poderosas. E quando o assunto é drama, também há sempre alguma série que é muito emocionante e que tem uma mensagem forte para transmitir. E depois há produções como Hotarubi no Mori e. Intencionalmente, ou não, são animes que obrigam o espectador a abrandar o seu ritmo e a relaxar, enquanto este assiste ao desenrolar de uma história simples mas impactante.

Lê mais: Animes e mangas | O fenómeno japonês em Portugal

O filme trata-se de uma adaptação de uma manga escrita por Yuki Midorikawa, mais conhecida pelo seu trabalho mais popular, Natsume Yuujinchou. Hotarubi no Mori e conta-nos a história de uma menina, Hotaru e da sua relação com Gin, uma entidade sobrenatural. Aos seis anos, Hotaru perde-se numa floresta perto da casa de campo do seu tio. Segundo os rumores, esta floresta era habitada por um espírito da montanha e yokai (criaturas sobrenaturais do folclore japonês). Hotaru é encontrada por Gin, uma entidade sobrenatural com aparência humana. Este informa-a que se for tocado por um humano, irá desaparecer para sempre. Ele ajuda Hotaru a encontrar o seu caminho para casa, mas no dia seguinte, a criança regressa à floresta, assim como nos restantes dias daquele Verão. Apesar das suas interações estarem bastante limitadas, Hotaru e Gin tornam-se amigos. E assim, nos Verões seguintes, Hotaru volta à floresta para visitar Gin.

hotarubi no mori e

Uma das características mais preponderante do filme é a sua simplicidade. Ele pretende transmitir uma mensagem muito específica e fá-lo através de uma história objetiva. Os diálogos não são muitos elaborados e os personagens são apresentados da forma mais directa possível. O filme conta ainda com a ajuda de uma música que complementa cada momento da história. Em particular as peças de piano, calmas e relaxantes, que se conjugam muito bem com o ritmo sereno do filme.

Vê também: Séries que te introduziram ao universo anime (parte 1)

Desde os primeiros minutos que o filme diz ao espectador como é que esta narrativa irá terminar. E desde esse momento que a relação dos personagens é rodeada por uma sensação de inevitabilidade. Apesar do espectador receber esta informação, não o impede de testemunhar e apreciar o desenvolvimento da relação de Gin e Hotaru. É algo bastante ternurento de se ver, assim como angustiante.

hotarubi no mori e

Verão após Verão, Hotaru e Gin reencontram-se. Ano após ano assistimos ao gradual amadurecimento da relação deles. A nível individual, o crescimento de Hotaru é o mais notável. Conhecemos a personagem com seis anos e assim que nos apercebemos, já encontramos no seu corpo e mente uma adolescente. À medida que a protagonista cresce, os seus sentimentos por Gin ficam cada vez mais evidentes. Assim como os de Gin por Hotaru.

Consulta ainda: 12 locais que inspiraram obras do Studio Ghibli (parte 1)

E eis que surge a mensagem de Hotarubi no Mori e. O amor é um sentimento que transcende o aspecto físico. Sabendo que se tocar em Gin, este irá desaparecer para sempre, Hotaru abdica daquilo que mais deseja, só para que ele possa continuar a existir. É uma atitude de grande altruísmo, aliado a um forte sentimento de amor. Contudo, isto acaba por criar um conflito. Quanto mais próximos estão a nível emocional, mais distantes os protagonistas são obrigados a ficar a nível físico.

hotarubi no mori e

Existe uma lenda chinesa sobre o Fio Vermelho do Destino, que é possível encontrar em todo o folclore asiático. A lenda conta que os deuses atam um fio vermelho (invisível para os humanos) nos tornozelos dos homens e das mulheres que estão destinados a ser almas gémeas. O fio simboliza uma ligação espiritual representativa do amor eterno. Em Hotarubi no Mori e, a alusão a esta lenda é bastante forte. Ela está mais evidente nos objetos que os personagens utilizam para ficarem fisicamente mais próximos, como um ramo de uma árvore ou um pedaço de tecido preso nos pulsos. Embora estes objetos possam acentuar a distância que existe entre Gin e Hotaru, o que eles acabam por fazer é mostrar a ligação que eles partilham.

Lê também: Outsider Films celebra o 30º aniversário do Studio Ghibli

O clímax do filme é profundamente irónico. Mesmo sabendo desde o princípio qual seria o desfecho da história e da relação dos protagonistas. Contudo, acaba também por ser bastante catártico para ambos os personagens, e possivelmente para o espectador. Hotarubi no Mori e é um filme sereno e contemplativo sobre uma história de amor que começa numa bela amizade e acaba por desabrochar numa encantadora relação de afeição e carinho.


hotarubi no mori eTítulo Original: Hotarubi no Mori e (inglês: The Light of a Firefly Forest)
Realizador:  Takahiro Ômori
Brain’s Base | Drama, Romance, Fantasia | 2011 | 45 min

[starreviewmulti id=26 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’] 


Filipa Machado

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *