Aplicação do Governo adiciona finalmente a funcionalidade ideal para todos os pais
A renovada aplicação Gov.pt recebeu uma outra nova funcionalidade que vai ajudar e facilitar os pais de filhos menores.
Sumário:
- O Governo português tem estado a trabalhar numa série de medidas que visa a facilitar vários processos burocráticos;
- A nova versão do Gov.pt é o exemplo perfeito disso mesmo ao unir vários cartões num único espaço;
- Agora os pais podem adicionar os cartões de cidadãos dos filhos à própria área pessoal.
O Governo português apresentou recentemente a nova versão da aplicação móvel Gov.pt, uma ferramenta que promete revolucionar a forma como os cidadãos interagem com os serviços públicos. Disponível para download gratuito nas lojas de aplicações (Android e iOS), a app centraliza documentos importantes como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e o certificado de seguro automóvel, entre outros, garantindo a sua validade legal.
Ou seja, a nova versão unifica as plataformas “ID.gov” e “Autenticação.gov”, permitindo aos utilizadores aceder e gerir 16 documentos diretamente no smartphone. Além disso, introduz funcionalidades inovadoras, como a adesão à Chave Móvel Digital através de tecnologia biométrica e a autenticação por QR Code, tornando os processos mais seguros e acessíveis. Agora, poucos dias depois da recente atualização, chega uma nova funcionalidade ideal para quem tem filhos menores.
Há uma nova funcionalidade para ajudar a evitar a burocracia
Agora existe a possibilidade de adicionar documentos familiares, como o Cartão de Cidadão dos filhos, à carteira digital. Esta funcionalidade alinha-se com os esforços do Governo para simplificar e desburocratizar os serviços públicos, sendo parte de um conjunto mais amplo de medidas apresentadas em julho de 2024. Assim sendo, Desde de ontem, 1 de Janeiro, já é possível adicionar o Cartão de Cidadão dos filhos à carteira digital na app móvel Gov.pt, cuja versão digital do documento tem o mesmo valor legal que o físico. Para adicionar documentos de outra pessoa, selecione “Adicionar novos documentos” na app, escolha “Documentos de outra pessoa” e utilize a leitura de QR code ou a Chave Móvel Digital.
Além disso, graças a uma parceria com o Ministério da Educação, é agora possível adicionar o cartão de identificação do aluno, tornando esta aplicação ainda mais abrangente. Com esta nova funcionalidade, o Governo reforça ainda mais o objetivo da modernização administrativa, respondendo às necessidades de um mundo cada vez mais digital (e com menos burocracia).
Já conhecias esta versão da aplicação? Qual é a funcionalidade que devia ser inserida? Para ti, qual foi o maior problema resolvido? Evitará burocaria como é esperado?