Avatar: Fogo e Cinzas | Guia completo do novo sci-fi de James Cameron
James Cameron é responsável por criar algumas das maiores sagas cinematográficas da história do cinema, como “Exterminador Implacável” e “Alita: Anjo de Combate“. No entanto, foi com a estreia de “Avatar” em 2009, que o cineasta demonstrou aquilo de que é realmente capaz.
Embora a esperança fosse de sucesso, o ceticismo levou muitos a questionar o foco de Cameron em “Avatar“. Um projeto que desenvolveu ao longo de mais de 20 anos, Cameron trabalhou arduamente no desenvolvimento de tecnologia que lhe permitisse trazer a sua visão ao ecrã.
Assim, após milhares em desenvolvimento de tecnologia motion-capture, a saga “Avatar” chegou finalmente aos cinemas do mundo. A longa-metragem conquistou não só os fãs de sci-fi, mas tornou-se também num fenómeno que o levou a conquistar mais de 2 mil milhões nas bilheteiras de todo o mundo.
Em 2022, Cameron voltou a repetir o sucesso com “Avatar: O Caminho da Água“, que levou as audiências de regresso a Pandora. Agora, chega-nos finalmente o terceiro capítulo, com a estreia de “Avatar: Fogo e Cinzas” hoje nos cinemas.
Qual a história de Avatar: Fogo e Cinzas?

A família de Jake e Neytiri luta com o luto após a morte de Neteyam, encontrando uma nova e agressiva tribo Na’vi. No entanto, o Povo das Cinzas é liderado pelo impetuoso Varang, que procura escalar o conflito em Pandora, surgindo um novo foco moral.
Realizado por James Cameron, “Avatar: Fogo e Cinzas” conta com o regresso de Sam Worthington e Zoe Saldaña. Além disso, a longa-metragem reúne ainda Sigourney Weaver, Stephen Lang e Kate Winslet, bem como Cliff Curtis e Edie Falco.
No entanto, a nova aventura introduz ainda uma nova tribo, liderada pelos talentosos Oona Chaplin e David Thewlis.
Qual a tecnologia de Avatar 3?
Em “Avatar: Fogo e Cinzas”, Cameron volta a apostar na mais recente tecnologia 3D, proporcionando uma experiência rica e imersiva aos espectadores. No entanto, devido ao avanço tecnológico dos últimos anos, esta promete oferecer um filme com um elevado range dinâmico de cores e brilho.
Além disso, o filme está disponível no formato IMAX, que traz uma imagem mais nítida e de maior escala para os espectadores.
Qual o futuro de James Cameron e Avatar?

Embora “Avatar 4” e a sua sequela ainda não tenham tido luz verde, o cineasta já gravou diversas cenas dos projetos. Isto deve-se ao demorado período de pós-produção de cada filme, e à tenra idade do elenco mais novo. Assim, de modo a evitar o crescimento significativo dos atores adolescentes, Cameron optou por gravar as cenas live-action juntamente com o terceiro filme.
Contudo, a luz verde dos próximos dois filmes não está assegurada, dependo do sucesso de “Avatar: Fogo e Cinzas” nas salas de cinema mundiais. Além disso, Cameron tem diversos novos projetos em desenvolvimento, como o filme-concerto “Billie Eilish: Hit Me Hard and Soft – The Tour”, um novo reboot de “Exterminador Implacável” e “The Informationist”.

