Ballers | Series Premiere em análise

BALLERS  |  ESTREIA DA SÉRIE  | ⋆⋆⋆⋆⋆

(CUIDADO – SPOILERS)

As mesmas pessoas que nos trouxeram a aclamada série  “Entourage” regressaram a casa com um novo projecto entre mãos, um que em muito faz lembrar a história de Chase e a sua cruzada no mundo das celebridades, mas com a ligeira diferença de que, em vez de explorarmos o mundo do cinema, exploramos sim o mundo dos jogadores do conhecido futebol americano. A plataforma é a mesma e com vários prémios e conquistas no bolso, incluindo recentemente uma longa-metragem aceitável pelos críticos, a equipa de produção parece saber o mundo em que se estão a meter.

LÊ  AINDA: Entourage – Vidas em Hollywood | Divulgado trailer legendado

E se o simples currículo dos criadores não chegar para te convencer, relembro que o protagonista da série é um dos homens mais rentáveis de Hollywood em Dwayne Johnson. O wrestler-virado-actor é reconhecido mundialmente pelas suas frases e poses de marca dentro dos ringues da WWE, mas pode ser discutido o facto da sua maior conquista ter sido dominar completamente a indústria do cinema, com presenças em blockbusters mundiais como a franquia de “Velocidade Furiosa”, “G.I. Joe” ou futura adaptação de “Shazam” para a DC, e ainda a presença em filmes de segunda categoria que acabam por sair por cima de todas as expectativas como o mais recente “San Andreas”. O ponto basicamente é este – tudo em que The Rock toca torna-se ouro. Mas poderá o mesmo acontecer com Ballers?

cast ballers

Dwayne Johnson interpreta reformado vedeta da NFL Spencer Strassmore na sua primeira tentativa a regular em série televisiva (excluindo programação WWE). Essencialmente Spencer é o tipo de personagem que estamos habituados a ver o carismático actor a representar, alguém com uma atitude em si, coragem e acima de tudo valores morais. No entanto essa ideia parece ser desafiada, isto quando Spencer no seu novo trabalho como gestor financeiro, começa a ser pressionado a monetizar as suas amizades. E apesar de alguma relutância, o episódio piloto foca-se então nos esforços do antigo jogador em utilizar as suas influências para seu proveito, mesmo que esteja disfarçado em amizades aparentemente honestas.

Lê Também:
"Succession" recebe o vencedor de um Óscar, Adrien Brody

No pano secundário então somos apresentados a outras personagens importantes de Ballers – em primeiro temos o jogador estrela Ricky Jarrett (John David Washington), o membro mimalho, imaturo e talentoso do grupo que acaba por sofrer consequências duras após uma rixa de bar, que culmina na sua transferência de equipa. A sua dinâmica para a primeira temporada parece mesmo ser a procura de se tornar “responsável” afinal de contas jogar à bola não vai durar para sempre e aos poucos a personagem entende isso, especialmente após uma bela cena de confronto com Spencer onde esse preciso assunto foi bem abordado. Em segundo somos apresentados a Charles Greene (Omar Benson Miller), o membro recém-reformado e que ainda não sabe o seu lugar no mundo das pessoas “normais” conseguiu um emprego como vendedor de Chevrolett (publicidade, much?), mas mais do que isso, conseguiu assentar a ideia de que integrar-se na sociedade não irá de todo ser fácil, mesmo sendo uma personagem humilde e simpática. E por fim e brevemente somos apresentador a Vernon (Donovan W. Carter), um miúdo com muito potencial, que parece ter mais físico que cabeça e maturidade, e que, irá apresentar ser o maior desafio pessoal de Spencer, especialmente após um empréstimo de $300.000 dólares que poderá ter sido… mal investido.

Lê Também:
"Succession" recebe o vencedor de um Óscar, Adrien Brody

gif ballers

A trama fica então ligada a estas quatro pessoas principalmente, com Spencer a servir como o conselheiro líder e figura paternal para o grupo. O senão está mesmo no facto de na realidade descobrirmos no fim que Spencer está falido, e apesar de não gostar, a ideia de “monetizar os amigos” é a sua única saída. Obviamente que a aposta em comédia não é o mais importante, mas sim no drama de um grupo divertido de pessoas, que obviamente complementado com várias belas (e nuas) mulheres, desporto e carros prova ser o destino perfeito para a audiência masculina.

A direcção deste primeiro episódio pode ser um pouco criticada, pois apesar das imagens e do tom comercial que obviamente esta série emprega serem bem feitos, a verdade é que tentaram encaixar demasiado em tão pouco tempo, o que no geral torna a direcção mais difícil de compreender. E como uma série da HBO o guião e os diálogos deveriam de ser dos melhores do mercado, mas em Ballers não há grande espaço para isso, muito à semelhança de “Entourage” mesmo, onde o estilo de vida e imagens sexuais dominam a maior parte do ecrã, retirando densidade às personagens, de forma que são demasiado óbvios em mostrar as principais características de cada membro do grupo.

Resumindo a nova produção da HBO empresta muita coisa do modelo que tornou “Entourage” famoso, nomeadamente o grupo de homens num estilo de vida que agrada ao sexo masculino e onde as várias linhas de história não impressionam propriamente apesar de Dwayne Johnson ser a estrela do elenco.

BALLERS | NOVO EPISÓDIO NO PRÓXIMO DOMINGO

Marcos Mendes

Um membro representante da cultura geek, criativo e apaixonado pela sétima arte. Sigam-me no Facebook para mais comentários e opiniões sobre o mundo do cinema e televisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *