©Oleg Opryshko via ShutterStock (ID 2474123747)

Portugal recebe finalmente plataforma de livros digitais gratuita

És fã de livros? Portugal apresentou ontem uma plataforma de empréstimo de livros digitais, a BiblioLED!

Sumário:

  • Portugal acaba de lançar uma plataforma de empréstimos de livros digitais e audiolivros, a BiblioLED.
  • Esta plataforma está disponível online, iOS e Android e em leitores de e-book compatíveis com a Thorium e DRM da Adobe, com a excepção da Kindle.
  • Para aceder à BiblioLED é só preciso ser inscrito numa biblioteca da rede nacional e ter acesso a um email ativo e acesso À internet.
Lê Também:
Estes são os livros mais aguardados de 2025

Nos últimos anos tem-se visto um crescente número de leitores em Portugal, especialmente nos jovens e jovens-adultos. Isto poderá ter tido muita influência do booktok nas redes sociais onde livros são popularizados.

No entanto, para ter acesso a esses livros estes tinham que ser comprados, no formato em o leitor mais desejasse (audiolivro, e-book ou físico), ou ir a uma biblioteca e levar emprestado.

Livro Leitura Contos
Foto de Seven Shooter na Unsplash

Mas agora existe outra maneira. Uma biblioteca pública digital grátis! Desde ontem, a partir das 15h, a Direção-Geral do Livro apresentou a BiblioLED, uma plataforma de empréstimo de livros em formato digital para todos que estejam inscritos nas bibliotecas municipais integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Com esta plataforma, os leitores podem ter acesso a um catálogo inicial de 1500 títulos disponíveis em todas as bibliotecas da rede nacional, estando em no formato digital e também em audiolivro. Os títulos são maioritariamente em português expandido da ficção para a não ficção.


Portugal apresenta a BiblioLED, uma biblioteca pública digital totalmente grátis

wook natal
© Arthur Bargan via Shutterstock, ID 2455775835

Mas como pode aceder a esta plataforma? Primeiro é preciso estar inscrito numa das bibliotecas que fazem parte deste projeto, depois necessita de um endereço de email que esteja ativo, acesso à internet e, finalmente, de um dispositivo em que possa ler os formatos digitais (computador, tablet, telemóvel ou e-reader). Após isso, pode fazer a sua inscrição na BiblioLED.

Para mais informações podem ir a este site.

Quais são as regras desta biblioteca digital? Em termos dos empréstimos, cada membro pode pedir emprestado, em simultâneo, dois livros digitais e um audiolivro durante 21 dias. As devoluções decorrem automaticamente após os 21 dias.

Lê Também:
Estes 8 livros inspiraram os nomeados aos Óscares 2025

No entanto, se o seu livro já tiver emprestado pode reservar a mesma e assim fica numa lista de espera e quando for a sua vez, o título fica disponível.

Se quiser o acesso a esta plataforma em algum dispositivo móvel terá de fazer o download da app, disponível tanto em iOS como em Android. Nos equipamentos e-reader, deverá ser compatível com a DRM da Adobe ou Thorium. Infelizmente, a BiblioLED não está disponível nos equipamentos Kindle por causa de restrições impostas pela Amazon.

Esta não é a primeira plataforma deste tipo no mundo. A popular aplicação Libby também funciona da mesma maneira, embora seja em inglês.

Vais experimentar esta plataforma?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *