Este grande filme com Emma Stone conquistou 4 Óscares e acaba de chegar à Netflix
A grande obra de Alejandro González Iñárritu, “Birdman” acaba de chegar ao catálogo português da Netflix. Conquistou 4 Óscares.
A Netflix acaba de receber mais um belíssimo filme! Estamos a falar da obra enaltecida pela crítica e vencedora de múltiplos Óscares, “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”. Uma das obras mais ousadas e brilhantes da última década teve realização de Alejandro González Iñárritu (“The Revenant“). Além disso, foi filmado e montado de forma a parecer um plano único e contínuo.
Assim, o filme segue Riggan Thomson (Michael Keaton), um ator outrora famoso por interpretar um super-herói icónico chamado Birdman. No entanto, décadas depois, Riggan tenta reinventar-se e recuperar a credibilidade artística ao escrever, dirigir e protagonizar uma peça na Broadway baseada em Raymond Carver.
No entanto, os desafios acumulam-se: problemas com o elenco, dúvidas existenciais, críticas ferozes, e uma voz interior — a do próprio Birdman — que constantemente o desafia. A narrativa conduz-nos por corredores apertados, palcos iluminados e os recantos mais escuros da mente de Riggan, num mergulho psicológico entre a realidade e a alucinação.
Para além de Michael Keaton, há ainda a destacar no elenco nomes como Edward Norton, Emma Stone, Naomi Watts e Zach Galifianakis.
O que diz a crítica sobre Birdman?
A verdade é que “Birdman” foi o grande vencedor dos Óscares em 2015, arrecadando quatro estatuetas: Melhor Filme, Melhor Realizador (Iñárritu), Melhor Argumento Original e Melhor Fotografia (Emmanuel Lubezki).
Assim, no Rotten Tomatoes, “Birdman” conta com uma impressionante pontuação de 91% por parte da crítica especializada – que lhe valeu o sempre importante estatuto de Fresh – e 77% de aprovação do público.
“Visualmente hipnótico e emocionalmente desafiante. ‘Birdman’ é um triunfo cinematográfico que não se vê todos os dias”, diz a Rolling Stone. “Michael Keaton oferece uma performance que é tanto catártica como corajosa. Iñárritu faz-nos refletir sobre arte, ego e autenticidade”, regista o The Guardian. “Um dos filmes mais inovadores da década. Técnica e emoção caminham lado a lado”, destaca o IndieWire.
Já tiveste oportunidade de ver o filme de Alejandro González Iñárritu?