Photo by LIAM DANIEL - © 2024 Netflix

Casamentos ao som de Bridgerton? Sim! E são vários.

“Bridgerton” é considerada uma das melhores séries de romance da atualidade e não é estranho que casais por todo o mundo fiquem agarrados ao ecrã. No entanto, há uma nova tendência no ar: usar a banda sonora em casamentos!

Criada por Chris Van Dusen, “Bridgerton” é inspirada numa saga literária homónima escrita por Julia Quinn. A história leva-nos a um universo alternativo, no qual o Rei George III estabelece igualdade racial no seu país e oferece títulos aristocráticos a várias famílias de origem africana. É neste pano de fundo, passado no século XIX, que conhecemos os Bridgerton, uma família poderosa com uma geração jovem pronta a navegar pelos círculos nobres.

A estreia da primeira temporada, em 2020, foi um êxito e até ao momento existem três capítulos, com um quarto a ser desenvolvido, para não falar da prequela spin-off intitulada “Queen Charlotte: A Bridgerton Story” e dedicada à Rainha Charlotte, esposa do Rei George III.

Lê Também:   Bridgerton: Séries e filmes para ver enquanto esperas pela próxima temporada

Em Portugal, a série salta para o top das mais vistas na Netflix assim que estreia uma nova temporada, e o seu sucesso é espelhado por todo o mundo. É impossível não ver a sua influência na vida real, nomeadamente, pelo aumento da popularidade na moda do chamado período da Regência Britânica, mas também por algo diferente – o uso da sua banda sonora em casamentos.


Casamentos ao som de “Bridgerton”?

bridgerton
“Bridgerton” | © 2023 Netflix, Inc.

Um artigo artigo recente de Eve Livingston do “The Guardian” chamou a atenção para uma nova tendência no mundo dos casamentos: usar música da série da Netflix para ambientar as cerimónias.

O primeiro relato vem de Jay Émme. A violoncelista fez parte do grupo de mulheres de cor responsável pela adaptação da música “If I Ain’t Got You” de Alicia Keys para versão de orquestra, incluída na banda sonora de “Queen Charlotte: A Bridgerton Story” – a prequela spin-off de “Bridgerton” criada por Shonda Rimes que estreou em 2023 na Netflix.

A artista dedica também a sua carreira a casamentos e outros eventos: “Toco em casamentos desde 2018 e as coisas escalaram muito depressa depois da estreia de ‘Bridgerton’. Sempre tive algumas músicas pop no meu repertório mas era porque os casais ouviam partes de Mozart ou Bach, e pediam isso. Depois saiu o Bridgerton e os pedidos explodiram”.

Pela internet existem inúmeros relatos de noivas que optaram pela música da série enquanto caminhavam o altar. Por exemplo, no Reddit, @ellyphophily confessa: “Culpada! O meu casamento é em outubro e vou entrar ao som do tema de abertura (a parte da música ‘Simon and Lady Danbury’ que usam nos créditos de abertura)”.

Já no TikTok, Pamela Hubner (@hubnerpam), partilha o vídeo da sua primeira dança com o marido, ao som de “Strange” de Kris Bowers e Hillary Smith – a música de Daphne e Simon na série. Também Raquel (@raquelruizz), chegou ao seu casamento ao som de “Bridgerton”, com “Wildest Dreams”, um original de Taylor Swift, adaptado por Duomos.

Os organizadores de casamentos estão ainda a aproveitar a deixa, recomendando músicas de “Bridgerton” para ambientar as cerimónias. Por exemplo, o site Rock My Wedding aconselha “Dancing On My Own – Vitamin String Quartet”, “Girls Like You – Vitamin String Quartet”, “Diamonds – Hannah V, Joe Rodwell”, entre outras.

Lê Também:   House of the Dragon: O elenco principal antes da popular série da Max

Taylor Swift e outros artistas são também inspiração

taylor swift e o sucesso da pop em 2023/2024
Taylor Swift na “The Eras Tour” | ©Disney+

Mas não é apenas a música de “Bridgerton” que está a conquistar os casais. Segundo o mesmo artigo do “The Guardian”, músicos em todo o mundo têm sentido um aumento nos pedidos de músicas pop numa versão orquestra, incluindo de êxitos de Taylor Swift.

Como explica Craig Parker, guitarrista da banda escocesa Franco: “O som do violino é algo tradicional, soa bem e elegante num ambiente normal de cerimónia – mas a maioria das pessoas quer ouvir algo que reconhecem”. Jay Émme concorda, acrescentando: “Transmite um ar de sofisticação. Há algo especial em ter instrumentos de cordas e música clássica num casamento – a maioria das pessoas não costuma ouvir instrumentos ao vivo, mas gosta de ouvir os seus favoritos. É trazer uma lufada de ar fresco aos seus sons favoritos.”

E tu? Terias uma música pop numa versão clássica no teu casamento? Será a estrela “Bridgerton”?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *