British Independent Film Awards | Vencedores

 

Na noite de domingo, foram entregues os British Independent Film Awards. EX Machina, Saoirse Ronan e Tom Hardy são apenas alguns dos premiados desta celebração do que melhor se faz no cinema independente britânico.

EX Machina foi o grande vencedor da edição deste ano dos British Independent Film Awards, arrecadando quatro troféus, incluindo o de Melhor Filme Independente britânico. O filme de ficção-científica protagonizado por Domhnall Gleeson, Oscar Isaac e Alicia Vikander arrecadou também os prémios para Melhor Realização, Melhor Argumento e Melhor Feito Técnico pelos seus efeitos visuais.

Lê Também: Boston Society of Film Critics 2015 | O Caso Spotlight é o melhor filme do ano

Apesar de serem uma organização prestigiosa, os British Independent Film Awards não têm grande influência sobre os Óscares, a grande meta final da Awards Season. Talvez mesmo por isso, estes prémios continuem a manter um agradável individualismo face à conformidade das outras associações que parecem premiar sempre a mesma limitada seleção de filmes. Alguns dos premiados aqui, que não têm qualquer esperança de serem sequer nomeados para os Óscares, são, por exemplo, a atriz Abigail Hardingham indicada como a Mais Promissora Newcomer pelo seu trabalho em Nina Forever; Stephen FIngleton, o realizador de The Survivalist, vencedor do prémio Douglas Hicock para Melhor Realizador Estreante; o filme Orion: the Man Who Would Be King que ganhou o prémio Descoberta; Paul Katis e Andrew de Lobiniere, considerados os Produtores do Ano pelo filme Kajaki: The True Story; e Edmond, um filme de animação que ganhou o prémio de Melhor Curta-Metragem britânica.

Pub
cannes Amy British Independent Film Awards
Amy

 

Uma escolha que não terá grande influência sobre os Óscares, mas que marca bem a o carácter singular dos British Independent Film Awards é o filme reconhecido como Melhor Documentário. Amy é o grande favorito para o Óscar nesta categoria e era também o esperado vencedor nesta cerimónia, sendo o único documentário a ser nomeado na categoria mais geral de Melhor Filme. No entanto, o filme sobre Amy Winehouse perdeu para Dark Horse: The Incredible True Story of Dream Alliance, um documentário sobre um grupo de homens trabalhadores que decide criar um cavalo de corridas, apesar do elitismo associado a essa atividade.

Room British Independent Film Awards
Room

 

Num panorama mais ligado a Hollywood, Room ganhou o troféu para Melhor Filme Internacional e os atores Chiwetel Ejiofor e Kate Winslet ganharam prémios especiais pelas suas carreiras. Outra atriz a subir ao palco foi Olivia Colman, a vencedora do prémio de Melhor Atriz Secundária pelo seu trabalho em The Lobster, que se apresentou um pouco embriagada, mas modesta e divertida, quando chegou a sua vez de receber um galardão.

Pub Ad Banner
Sufragistas British Independent Film Awards
As Sufragistas

 

Não foram apenas os vencedores que subiram ao palco para receber os desejados British Independent Film Awards. O jovem ator irlandês Domhnall Gleeson foi por duas vezes aceitar prémios de atuação no lugar dos atores vencedores, neste caso Tom Hardy, que arrecadou o prémio para Melhor Ator pelo seu trabalho em Lendas do Crime, e Brendan Gleeson, o pai de Domhnall, reconhecido pela sua interpretação em As Sufragistas. O protagonista de EX Machina chegou mesmo a gracejar sobre o seu pai o ter batido para o troféu de Melhor Ator Secundário, para o qual ele estava também indicado pela sua participação em Brooklyn.

Brooklyn British Independent Film Awards
Brooklyn

 

Apesar da derrota de Gleeson face ao seu pai, Brooklyn não saiu de mãos a abanar da cerimónia de domingo, arrecadando um dos únicos troféus com possibilidade de se traduzir num triunfo na noite dos Óscares. Saoirse Ronan foi premiada com o galardão de Melhor Atriz por este drama romântico sobre uma rapariga que emigra da Irlanda para a América no início da década de 50. No filme, Ronan é luminosa e carismática, oferecendo um retrato que não prima grandemente pela complexidade psicológica, mas que é perfeito para o romantismo clássico que engloba toda a produção de Brooklyn, desde o seu delicado enredo até aos seus modestos, mas belíssimos, visuais.

Pub

Consulta Também: Calendário da Awards Season 2015/2016

Brooklyn British Independent Film Awards
Brooklyn

 

Este prémio para Melhor Atriz junta-se a uma série de outras honras que a atriz tem recebido de várias organizações da crítica internacional, posicionando-a como uma das principais candidatas ao Óscar. Com nenhuma atriz a marcar-se uma frontrunner imparável, como Julianne Moore o foi no ano passado, Ronan poderá mesmo sair vitoriosa do Dolby Theatre em fevereiro. Pelo menos a nomeação, que será a segunda da atriz irlandesa, parece garantida.

Brooklyn tem estreia portuguesa marcada para janeiro. Ainda há, portanto um mês de espera até  Saoirse Ronan iluminar os ecrãs nacionais com a sua presença, mas há mais filmes, igualmente notáveis a estrear em Portugal até lá. Consulta o nosso Guia das Estreias de Cinema | Geral para saberes mais!

 


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *