AMC exibe série policial nórdica, para mim, excelente
O canal AMC surpreende os seus espectadores a partir da próxima semana com a exibição da série policial nórdica “Bron: A Ponte” (2011-18, Måns Mårlind, Hans Rosenfeldt e Björn Stein). A obra já teve exibição em Portugal, igualmente no cabo, entre 2014 e 2015 no AXN. No entanto, segundo as informações que pude recolher, infelizmente, o canal só emitiu as duas primeiras temporadas da série.
“Bron: A Ponte” é uma co-produção entre a Dinamarca (com o canal público DR) e a Suécia (com o canal público SVT). No centro da 1.ª temporada está um crime que acontece na fronteira entre os dois países. Já a 2.ª temporada tem crimes ambientais no centro da narrativa. Na 3.ª temporada, várias pessoas assassinadas aparecem com os seus corpos decepados. Por fim, na 4.ª temporada, as razões dos crimes investigados são políticas.
Bron: A Ponte em exibição no AMC
“Bron: A Ponte” vai começar a sua exibição no AMC já a partir da próxima semana. Os episódios têm exibição de segunda a sexta-feira já depois da meia-noite. Assim, o 1.º episódio passa na noite de segunda-feira 7 para terça-feira 8 de julho às 00h45.
Diria que, tudo indica que, desta vez, teremos a exibição da série na íntegra, estando já no site do AMC sinopses até ao 1.º episódio da 3.ª temporada. O problema desta exibição é mesmo o horário tardio. No entanto, caso tenhas box, podes sempre ver a série num horário que te é mais conveniente.
“Bron: A Ponte” tem 4 temporadas e um total de 38 episódios. No elenco, a atriz Sofia Helin interpreta a detetive sueca Saga Norén ao longo das 4 temporadas. Na 1.ª e 2.ª temporada, junta-se a Saga o detetive dinamarquês Martin Rohde (Kim Bodnia). Por fim, na 3.ª e 4.ª temporada, Saga conta com a ajuda de Henrik Sabroe (Thure Lindhardt).
Um policial de mestria
Para mim, é fácil falar sobre “Bron: A Ponte” neste momento. Curiosamente, comecei a ver há poucos meses esta série numa edição em DVD (legendada apenas em inglês) que comprei recentemente e estou, atualmente, a ver a 3.ª temporada.
“Bron: A Ponte” é uma série com imensa qualidade de realização, parecendo mesmo uma obra cinematográfica de várias horas. Prende-nos logo desde o primeiro momento e é incrível como, ao longo dos episódios, vamos desvendando várias pequenas camadas da história e dos protagonistas.
Se os assassinatos desta 1.ª temporada parecem, inicialmente, não ter relações entre si, Martin vai descobrir que os mesmos têm uma razão bastante pessoal para ele. No fim, saberemos que Martin é castigado pelo seu antigo colega de profissão, Jens (Lars Simonsen). E mais não digo porque, senão, estrago o suspense todo.
Para lá de toda a mestria técnica da série, o genérico de abertura (que altera ligeiramente em cada temporada) é muito bem feito porque nos dá vários elementos desta narrativa. Igualmente, a música de abertura “Hollow Talk” pelo Choir of Young Believers, é simplesmente fenomenal.
Um fenómeno internacionalmente reconhecido
“Bron: A Ponte” é considerada a segunda série nórdica reconhecida a nível mundial. Mesmo ainda antes de “Borgen” (2010-22, Adam Price) também se tornar um fenómeno. Isto porque, na verdade, embora “Borgen” tenha estreado na Dinamarca depois de “Bron: A Ponte”, o policial chegou ao Reino Unido logo em 2011, enquanto o drama político chegou apenas em 2012…
Ao lado destas duas séries, está “The Killing: Crónica de um Assassinato” (2007-12, Søren Sveistrup). Esta última série dinamarquesa, apesar de ainda mais antiga, só chegou ao Reino Unido em 2011, onde começou também o seu reconhecimento e foi a primeira grande série nórdica mundialmente famosa.
O reconhecimento de “Bron: A Ponte” é tão grande que foram feitos remakes em França/Reino Unido, México/E.U.A., Estónia/Rússia, Malásia/Singapura, Alemanha/Áustria e Grécia/Turquia. Agora, sugiro eu, porque não uma versão Portugal/Espanha? Fica a dica…