Vitalii Stock/Shutterstock (ID: 2259381755)

Carregar o telemóvel na carga máxima é uma má ideia?

Especialistas afirmam que carregar o telemóvel até aos 100% pode ser um erro. Assim sendo, há maneiras de prolongar a vida da bateria.

Deixar o telemóvel a carregar durante a noite é um hábito comum, mas pode estar a comprometer a durabilidade da bateria. Com a crescente utilização dos smartphones em todas as esferas do quotidiano, torna-se cada vez mais importante adotar práticas que preservem a saúde destes dispositivos essenciais.

As baterias de iões de lítio, presentes na maioria dos telemóveis atuais, possuem entre 500 a 1000 ciclos completos de carga. Um ciclo corresponde ao uso de 100% da capacidade da bateria, mesmo que não seja feito de forma contínua. Por exemplo, carregar de 20% a 70% e, mais tarde, de 70% a 100%, conta como um ciclo. Atingir os 100% com frequência e manter o aparelho ligado à corrente por longos períodos acelera o desgaste, encurtando a vida útil do equipamento.

Lê Também:
Estas Rádios evitaram um caos ainda maior durante o apagão de 28 de Abril

Estes truques ajudam a prolongar a vida do teu telemóvel

telemóvel smartphone bateria
Foto de LinkedIn Sales Navigator no © Pexels

Os especialistas recomendam iniciar o carregamento quando a bateria desce até aos 20% e desligar o carregador ao atingir os 80%. Esta faixa evita o stress extremo tanto na carga mínima como na carga máxima, preservando os materiais internos da bateria. A exposição constante a níveis de carga elevados provoca reações químicas que degradam a estrutura da bateria ao longo do tempo. Por outro lado, permitir que a carga desça abaixo dos 5% de forma recorrente também contribui para a redução da sua eficiência.

Além da gestão do carregamento, existem outros cuidados essenciais. Evitar utilizar o telemóvel enquanto carrega ajuda a controlar a temperatura do dispositivo, uma vez que o uso intensivo durante a carga gera calor extra e acelera o desgaste. Também se deve manter o equipamento afastado de fontes de calor e da luz solar direta, que podem causar danos irreversíveis à bateria.

Lê Também:
“Foi como antigamente”, Eduardo Madeira fica viral após o apagão nacional

O uso de carregamento rápido deve ficar reservado para situações de urgência. Embora seja prático, este método aumenta significativamente a temperatura e submete a bateria a maiores correntes elétricas, encurtando o seu tempo de vida útil.

Com a adoção destes comportamentos simples, garante-se não só uma maior durabilidade da bateria, como também um desempenho mais estável do smartphone ao longo do tempo. Cuidar da bateria é, no fundo, cuidar da longevidade do telemóvel.

Qual é a frequência com que carregas o telemóvel?


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *