Esta nova funcionalidade do iOS 18 consome mais de 40% da bateria
O iOS 18 não teve o melhor início mas a Apple corrigiu os problemas. No entanto para quem tem ainda problemas com a bateria, a solução é fácil.
Sumário:
- O iOS 18, o mais recente sistema operativo da Apple, foi lançado no passado mês de Setembro;
- O lançamento ficou marcado por vários problemas que foram sendo resolvidos ao longo dos meses;
- Quem tem problemas de bateria há uma simples solução, basta desativar a Apple Intelligence.
O último sistema operativo da Apple, o iOS 18, começou com vários problemas e houve quem perdesse alguns dispositivos. Isto porque a Apple confirmou, através de um comunicado interno partilhado com os Prestadores de Serviços Autorizados, que houve um problema com a instalação do iPadOS 18 em alguns modelos de iPad Pro com o chip M4.
De acordo com a empresa, um “pequeno número” destes dispositivos deixaram de ligar após a atualização do sistema operativo, com o hardware a ser permanentemente danificado e sem possibilidade de reparação. Com o tempo e com as diversas atualizações, a última sendo o iOS 18.2, vários problemas já não são questão – menos um.
Desde o lançamento do iOS 18, muitos utilizadores de iPhones têm relatado uma queda drástica na autonomia da bateria. O problema tem persistido nas versões subsequentes (iOS 18.1 e 18.2), e é cada vez mais difícil manter o iPhone carregado durante o dia sem recorrer a um power bank.
A situação piorou de tal forma que, até a ativação do modo de baixo consumo não trouxe grandes melhorias.
Afinal a solução estava à vista de todos
A solução não veio via atualização mas está à vista de todos. Foi então que Adrian Kingsley-Hughes, da ZDNET, decidiu investigar a fundo, começando pela secção de Bateria nas Definições do iPhone, onde pode verificar o nível da carga e o consumo de cada aplicação.
No entanto, após uma análise detalhada, a situação parecia normal, com exceção do consumo elevado pelo “Home & Lock Screen” (efeitos do ecrã de bloqueio e notificações).
Mesmo ao desativar o modo “Always On Display” (Ecrã Sempre Ativo), a autonomia continuou abaixo do esperado. Continuou à procura e o problema veio da mais recente inovação da Apple.
A funcionalidade “Apple Intelligence” estava a consumir uma quantidade excessiva de bateria. Mesmo sem estar a ser utilizada ativamente, a funcionalidade está a drená-la constantemente. Ao desativar a opção em Definições, Apple Intelligence & Siri, a autonomia da bateria regressou a níveis normais.
Aparentemente, este não é um problema isolado, já que vários utilizadores têm reportado o mesmo fenómeno, não apenas em iPhones, mas também em MacBooks. Também no Reddit o problema foi tema de conversa e acabou por se confirmar ainda mais – ao ativar o Apple Intelligence, a bateria do dispositivo cai drasticamente; ao desativá-lo, a situação volta ao normal.
Qual é o teu iPhone? Também tens este problema?