Foto de William Hook no © Unsplash

É por isto que não deves carregar o telemóvel em estações públicas

Carregar a bateria do telemóvel em estações gratuitas disponibilizadas por centros comerciais e aeroportos é uma prática cada vez mais comum. Mas pode sair-lhe bem caro.

Segundo o FBI, estas estações estão longe de serem seguras e já foram alvo de ataques informáticos“Evite usar estações de carregamento gratuito em aeroportos, hotéis e centros comerciais. Agentes mal-intencionados conseguiram encontrar formas de usar estas entradas USB públicas para introduzir software malicioso e vigiar software instalado nos dispositivos. Levem o vosso próprio carregador e cabo USB e usem uma tomada elétrica”, alerta a agência.

Juice jacking

Como explica o Norton, independentemente do telemóvel que tenha, todos “os smartphones têm uma coisa em comum: a fonte de alimentação e o fluxo de dados passam através do mesmo cabo”. Assim, quando o seu aparelho se liga a outro dispositivo, estabelece como que uma “relação de confiança”.

Lê Também:   Deve-se ou não desligar o computador todos os dias?

Tal significa que os dispositivos podem partilhar informação. Basta então que alguém mal intencionado conecte uma PEN USB com malware num destes pontos de carregamento para que o malware contamine o primeiro smartphone que se ligue ao terminal. As consequência podem ser nefastas: acesso a dados pessoais, incluindo informações bancárias.

One thought on “É por isto que não deves carregar o telemóvel em estações públicas

  • Elucidativo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *